31.8.19

Alemão Básico 01

Três gêneros no singular, um gênero no plural

Os substantivos em alemão são sempre escritos com maiúscula, e podem ser femininos, masculinos ou neutros. Por exemplo: "Die Frau" (a mulher) é feminino, "der Mann" (o homem) é masculino e "Das Kind" (a criança) é neutro. O gênero gramatical pode não coincidir com o gênero de uma pessoa: "das Mädchen" (a menina) é um substantivo neutro em alemão. O gênero em alemão não tem de coincidir com a tradução para o português: "die Sonne" (o Sol) é feminino, enquanto "der Mond" (a Lua) é masculino. Em português dizemos "as mesas" e "os filhos" (ou seja, diferenciamos o gênero mesmo no plural). Em alemão, o gênero "desaparece" na forma plural de substantivos. Para todos os substantivos no plural o artigo definido é "die" (as/os). Às vezes, é útil visualizar o plural como um "quarto gênero", uma vez que é independente do gênero das palavras no singular. É importante que você aprenda cada substantivo com o gêneroporque em alemão algumas partes da frase mudam de acordo com gênero dos substantivos presentes (como em português: "A mesa preta", e "O teto preto"). Se você não tiver certeza do gênero de alguma palavra, o gênero mais comum é o masculino.
Resumindo:
Artigos definidosMasculinoFemininoNeutroPlural
Alemãoderdiedasdie
Portuguêsoa-----os/as
Artigos indefinidos
Alemãoeineineein
Portuguêsumuma-----
Mais tarde, você vai aprender que esses artigos estão sujeitos a alterações de acordo com o caso do substantivo. Por enquanto, apenas aprenda o gênero (masculino, feminino ou neutro) de cada substantivo que cruzar seu caminho.
Conjugação dos verbos
Conjugação é a transformação que um verbo (por exemplo, "encontrar") sofre para concordar em tempo, pessoa, modo etc. com o resto da ideia expressada (tornando-se "encontrada", "encontrarás", "encontrei", etc.).
O primeiro verbo que você vai aprender é "sein", que significa "ser" ou "estar". Ele é muito usado, mas tem a conjugação muito irregular, portanto preste atenção:
Pessoa em portuguêsPessoa em alemãoConjugação
Euichbin
Você/Tudubist
Ele/Elaer/sie/esist
Nóswirsind
Vocêsihrseid
Você/Vocês (Formal)Sie (formal)sind
Eles/Elassiesind
Para conjugar boa parte dos verbos no tempo presente em alemão, é preciso identificar a raiz invariável do verbo (removendo a terminação -en ou -n) e adicionando a terminação correspondente ao sujeito da frase. Um exemplo com verbo regular "SPIELEN" (brincar/jogar/tocar instrumento):
Pessoa em portuguêsPessoa em alemãoConjugação de spielenTerminação
Euichspiele-e
Você/Tuduspielst-st
Ele/Elaer/sie/esspielt-t
Nóswirspielen-en
Vocêsihrspielt-t
Você/Vocês (Formal)Sie (formal)spielen-en
Eles/Elassiespielen-en
A maioria dos verbos são conjugados de acordo com estas regras. Esses verbos são chamados verbos regulares. Alguns verbos não seguem essas regras para ser conjugados. Estes são os verbos irregulares. Você vai conhecer alguns um pouco mais tarde.
Preste bastante atenção ao pronome de segunda pessoa formal Sie(Você/Vocês) em alemão. Ele sempre é escrito com letra maiúscula, independente de sua posição na frase. Isso serve para diferenciá-lo de outros usos de "sie" (ela, eles/elas) que não são formais. Note ainda que, em alemão, além dos pronomes retos feminino (sie) e masculino (er), há um pronome para se referir a um substantivo do gênero neutro: es.
  • die Frau spielt (a mulher brinca) --> sie spielt (ela brinca)
  • der Mann spielt (o homem brinca) --> er spielt (ele brinca)
  • das Kind spielt (a criança brinca) --> es spielt (neste caso: ela brinca)
  • das Kaninchen spielt (o coelho brinca) --> es spielt (neste caso: ele brinca)
Fonte: Duolingo

30.8.19

A abelha




A abelha




Ele pegou a faca, olhou ao derredor, era o momento ideal para o ato.
Procurou a mais apetitosa, estava oca, logo seria ela.
Olhou novamente em torno, sim viriam
Espalhou os objetos de forma que agradecem.
E novamente titubeou com a faca.
Afiou-a mais uma vez.
Era tarde e precisava daquilo para sobreviver.
Cortou-a com uma voracidade da pressa.
Uma mulher parou e olhou.
— Gostei desta, pode me dar um pedaço para eu experimentar?
Ele velozmente cortou o pequeno pedaço que a mulher lambuzou os lábios de tão bom, era apetitosa.
O homem nem a percebeu, estava distraído com o calor, com a tarde e com aquela mulher com grandes volumes, logo pensava em devassidão com a gulosa.
Ela agradeceu, olhou-o de um modo constrangedor, sentiu desejo, porém não poderia se prolongar, era apenas mais uma cliente.
Chegou outro e outra.
E ela o rodeava de um modo, silencioso.
Ao guardar a barraca, já tinha feito o ganho do dia. Tinha um enxame delas, e nem por isto se importou.
Tentou espantar com o pano de prato,
Ela veio com raiva e o picou. O feirante sentiu a dor do ferrão daquela companheira de feira.


Vidrados | Série Netflix


Acabei de Assistir o Reality Show Vidrados, e simplesmente adorei. Uma espécie de Master Chef de fazer vidros (ou arte com o vidro).
A primeira vez que a gente vê tal proposta segue com a desconfiança: — É chato.

Mas acredite, é muito bom!
Primeiro, que são episódios rápidos e bem dinâmicos, não morreras de tédio.
Segundo, é vidro pessoal! todo o cuidado que a qualquer momento o artista por lá poderá quebrar, trincar, sei lá, a sua obra de arte. Isto por si só já é uma atração a parte.
E terceiro, é os participantes, artistas variados, de diversos guetos, que estão para confrontar a arte.
E o modo rustico de fazer vidro é vibrante. 
Pegar um pedaço de 'fragmentos de areia' colocar num fogo quente a três vezes mais quente que um forno de fogão. Modelar o que parece caramelo e o assoprar para fazer arte. É fantástico.
Maratonei num tapa. 20 minutos cada episódio de 10
Estou aqui pra recomendar. E empolgado com ela. Fuuiii....


Vidrados é um reality show de competição canadense original da Netflix, apresentado pelo youtuber Nick Uhas. Dez episódios foram encomendados para a primeira temporada que estreou em 12 de julho de 2019 na Netflix. A produção tem classificação indicativa de 10 anos.


Ano de lançamento: 2019



Dez mestres artesãos se preparam para uma competição de esculturas de vidro. O campeão receberá 60 mil dólares em prêmios.





1. Foto 
Inspirados por fotos com significado emocional, os competidores fazem obras de arte em vidro para retratar quem eles são.




2. Banquete em vidro
Pensando em seus pratos favoritos, os artistas servem uma explosão de sushi em uma extravagante caixa bentô, suportes trabalhados para tacos e mais.

3. Jogos de luz
Os artistas demonstram suas habilidades utilizando cores, esculpindo com maçarico e fazendo bolhas com soda cáustica para criar luminárias incríveis.

4. Luta de robôs
Os competidores criam robôs futuristas, mas esculturas quebradas e ambições desmedidas são obstáculos no caminho da vitória.

5. Sede de vitória
Os sopradores recebem um desafio complexo: criar uma taça e um decantador que sejam atraentes e funcionais ao mesmo tempo.

6. Inspiração: Pop Art
Toalhas e tubos de pasta de dente ganham vida quando os sopradores transformam objetos de uso cotidiano em obras de pop art extravagantes.

7. Duplas com uma intenção
Os quatro finalistas recebem um desafio surpresa. Eles têm de se dividir em duplas para desenvolver peças em conjunto e explorar o tema dualidade.

8. O vidro mais verde
Os artistas exploram escalas, cores e texturas para criar peças de vidro excepcionais com o tema botânico e ir além do lugar-comum.

9. Corpo humano
Inspirados pela fluidez e precisão artística da dança, os artistas têm de criar peças que capturem o corpo humano em movimento.

10. Final
No último desafio, os dois finalistas criam uma experiência imersiva, mas só um deles vai receber o título de campeão de "Vidrados".






29.8.19

Virgem aos 30

Diante desse comentário de mal gosto, Marcela Taís respondeu:


"@bety_cardoso_ não sou de expor as pessoas, mas entre tantos absurdos que venho enfrentando calada, parabéns, você foi a escolhida para receber uma resposta pública, afinal, quem não quer se expor, não cuida da vida dos outros. E se eu te dissesse que sou virgem com quase 30 e não tenho a mínima vergonha? E mesmo se não fosse, tem muita garota "imaculada" com mais pecado do que as que procuram erroneamente a satisfação da alma, ou ainda, se sentirem amadas através sexo fora do casamento. Minha vida quem conhece é Deus, e se eu estivesse fazendo a "obra" dele em pecado, ensinando um coisa que não vivo, fique tranquila, Ele entra em juízo com todos nesta Terra, inclusive com quem julga o próximo. E sou pública, se algum ex namorado já tivesse feito isso comigo, seria ele o primeiro a se manifestar para me denegrir. A Bíblia diz: "Não há nada oculto que não venha ser revelado". Fique tranquila. Enfim, diferente do que vc me deseja, e muitas outras pessoas que não aguentam ver uma pessoa tentando viver uma vida santificada em Deus (Pois incomoda e expõe mais ainda a vida delas de pecado) eu te desejo muita paz, felicidade e que você se dê a chance de descobrir a loucura que é este outro AMOR, um que vem do céu, que não precisa de sexo, nem depende de homens para se ter e experimentar. Deus abençoe sua vida."



28.8.19

Adolescente



Adolescente

Queria tanto que compreendesse o quanto eu te amo
Meu coração pulsa de modo acelerado

Declarar meu amor por você

É tão difícil

Nossos mundos são tão diferentes

Vivo a mendigar um sinal

Torno me um observador
Tentando compreender o momento exato

De declarar o meu amor
E tirar de mim está dor
De me esconder

Fico imaginando
Nós dois
Se beijando
Passeando
De mãos dadas

Duas almas entrelaçadas
Que necessitam a um só amor

Parece coisa boba tal constatação

— Mas não!

Eu tento


Ser corajoso
Não ser ansioso
Ser certeiro
Ser cheiroso (ops isto sou)

Mas sério; eterno amor
— Entendes quanto sofrimento
É pra mim te amar escondido?
— Ter por você uma eterna admiração?

— E não poder declarar-me
Pelas simples imposição?

Me diga:
— O que é o amor?

A mim se tornou uma dor
De escondê-lo, pelo receio
De um simples: — Não!

Mais uma vez passas por mim
Eu te olho com um olhar de desespero
Você me olha da um sorriso cortês — Talvez?

Mais uma vez, volto pra minha casa chorando por dentro
O amor é um sofrimento
A mim se tornou um lamento

Por não declarar o que sinto aqui dentro.



27.8.19

Better Than us | Critíca série Netflix

Better than Us (Melhor que nós)

série russa original Netflix


( Russo : Лучше, чем люди , estrelado por :  Luchshe, chem lyudi , literalmente Better than Humans ) 

Se trata de uma série de televisão de ficção científica russa criada por Andrey Junkovsky . 
Foi produzido pela Yellow, Black and White em cooperação com a Sputnik Vostok Production  para o canal estatal russo C1R .
A série foi comprada pela Netflix , e é a primeira série russa apresentada como um Netflix Original, sob o título inglês Better than Us . 
Em 16 de agosto de 2019, a primeira temporada se tornou disponível para transmissão nos mercados da Netflix fora da Rússia e da China.
A história se passa em um futuro em que os androides servem a população em várias posições, inclusive substituindo os humanos em alguns empregos. Eles criam filhos e trabalham como motoristas e guardas de segurança. Na China, um androide android é projetado para os homens incomodados pela política do filho único, que resultou em um desequilíbrio de gênero. Arisa é programada para ser esposa de um homem e mãe para filhos adotivos, e para proteger sua família, não é programada com As três leis da robótica de Asimov, mas seu criador morre e ela é vendida fora do país.
Comprada por uma poderosa empresa de robótica, ela acaba matando um homem que tentou molestá-la sexualmente e depois foge. Ela encontra uma garotinha e uma resposta automática ocorre quando ela se torna a guardiã da criança.
A Android segue a família se integrando a ela , e vai tendo uma evolução gradual afinal ela foi projetada para aprender e a convivência com a família a ajuda nestes aspectos de aprendizagem. 
Todavia, há muitos segredos da empresa de robótica, que para garantir a seguridade dos seus negócios escusos, cria uma série de impedimentos afim de tomar novamente a androide Arisa para os seus propósitos.. (fonte Wikipédia En, traduzido)


Uma família em desintegração adquire uma robô de alta tecnologia, desejada por uma corporação, investigadores de homicídio e terroristas.


1. Episódio 51 min
Divorciado, o médico-legista Georgy Safronov luta para manter seus filhos. Victor Toropov, executivo da Cronos, compra Arisa, um avançado protótipo de robô.


2. Episódio 54 min
Vic procura Arisa, que Sonya escondeu na casa dos Safronov. O detetive Varlamov investiga um assassinato ligado aos vigilantes antirrobôs.

3. Episódio 53 min
Safronov pretende devolver a robô perdida, mas Arisa salva a vida de Sonya. Losev, o poderoso sogro de Vic, negocia um acordo que depende da devolução de Arisa.


4. Episódio 53 min
Varlamov se concentra nos dois homens da família Safronov, mas o protesto dos Liquidantes lhe dá mais indícios contra Egor. Arisa tenta proteger sua “família”.

5. Episódio 52 min
Alla volta quando a família tenta tirar Egor da prisão. Vic descobre a ligação entre Arisa e Safronov, com quem ele próprio já tinha uma história.

6. Episódio 52 min
O patrono secreto dos Liquidantes é revelado, e Egor se envolve ainda mais com eles. Vic restitui a carreira de Safronov, que descobre os crimes de seu benfeitor.

7. Episódio 51 min
Depois de tentar ir embora, Alla é ameaçada por Vic. Quando percebe que ele e sua família são cobaias, Safronov busca a ajuda de Varmalov.

8. Episódio 51 min
Safronov e Alla descobrem a verdade sobre as habilidades de Arisa. Gleb faz uma mudança nos Liquidantes. Vic descobre o plano de Svetlana.

9. Episódio 56 min
Com sua família refém dos comparsas de Vic, Safronov acompanha Arisa ao concurso de robôs. Bars e os Liquidantes se infiltram no evento.

10. Episódio 51 min
Arisa desaparece depois do concurso. A polícia, os Liquidantes e os comparsas de Vic a procuram. Safronov tenta libertar sua família.

11. Episódio 50 min
Safronov tenta salvar a vida de Jeanne e é acusado de assassinato. Svetlana ameaça arranhar a imagem de Vic.

12. Episódio 51 min
Bars planeja roubar a cópia de Arisa. Safronov descobre que é procurado, mas recebe a ajuda de Lara – que tem segundas intenções. Vic interna Svetlana.

13. Episódio 51 min
Arisa reinicia, e Lara entra em contato com os seus criadores. Bars e os Liquidantes invadem a Cronos para roubar a cópia de Arisa. Safronov corre para salvar Jeanne.

14. Episódio 53 min
Vic captura Safronov e ameaça matá-lo. Losev descobre a traição de Vic e o paradeiro de Svetlana. Arisa aprende sobre o amor e o sexo.

15. Episódio 55 min
Vic e Safronov vão a um programa de entrevistas. Maslovsky tenta libertar Svetlana da clínica. Arisa precisa fazer uma cirurgia em Lara.

16. Episódio 51 min
A Cronos consegue financiamento para produzir robôs Arisa em massa. Maslovsky apaga a memória dela. Gleb planeja explodir a fábrica e pôr a culpa nos Liquidantes.
infográfico

Uma Parceria de Sucesso: O Impacto Espiritual de Christine D’Clario e Gabriela Rocha

  No cenário da música cristã contemporânea, poucas uniões foram tão aguardadas e celebradas quanto o encontro entre Christine D’Clario e G...