25.1.15

Semelhanças, entre José e Jesus Cristo



Por Waldryano 
Para o Blog Refletindo o Evangelho

Semelhanças, entre José e Jesus Cristo




foto commons creative pixabay





Ao ler a história de José, no inicio, observo um rapaz, que tinha tudo era o querido do papai, e odiado pelos irmãos, e vivia em constante perseguição, e sofreu, como sofreu, esta em capítulos de Gênesis, a história de José, é de ler reler e estar sempre refletindo sobre o caráter dele.
E entendamos amados que Deus um pai sábio, não quer de nós uma postura de fraqueza, por isso, as provas e aflições, são duras. E como foram com José, como foram com Jesus, mas ter bom ânimo é tudo amados, é tudo.
Vamos hoje estar refletindo a respeito de José e comparar com Jesus, então observaremos esses dois homens que tem  muito a ensinar no nosso hoje no nosso cotidiano.


Sete semelhanças entre José e Jesus:





José era o filho amado:
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores
Gênesis 37:3
Jesus Cristo também era o filho amado:
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 3:17


Observe que ser amado pelo Pai, não significa que não teremos aflições e sofrimentos, significa que independente das circunstâncias teremos sim a sua proteção, o significado da palavra comprazer é: - gostar. Quem gosta protege, e presenteia com bençãos do céu, porém as aflições moldam e Deus quer que sejamos fortes em meio as trevas que é o mundo.




José foi odiado pelos seus irmãos:
E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem.
Gênesis 37:18
Jesus Cristo também, levantava entre os seus irmãos judeus muito ódio:
Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.
João 15:24


Quem tem chamado, e compromisso com o Reino de Deus, logo, sem nem imaginar tornasse odiado por pessoas que não entendem o compromisso que Deus quer de nossas vidas. Jesus o filho do Homem, se fez carne e habitou entre nós de forma simples, um humilde carpinteiro que nasceu numa manjedoura, os judeus nunca o aceitaram, pois eles até hoje esperam seu messias de forma pompoza, cheio de méritos humanos, José, revelou seu sonhos, um humilde pastor de ovelhas, ser grande, seus irmãos não aceitaram e o odiaram.




José por suas palavras foi odiado:
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.
Gênesis 37:11
Jesus Cristo foi odiado por suas palavras:
Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.
Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.
Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.
Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.
João 15:22-25


Falar a palavra de Deus, ou dizer o certo e necessário, as vezes, pode causar ódio. Foi assim com nossos exemplos é assim no nosso cotidiano,devemos ser maduros, e aprender a confiar em Deus e não omitir, se for da vontade de Deus, suas palavras serão até odiadas pelos inimigos, mas não serão esquecidas.




Os irmãos de José o invejaram:
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.
Gênesis 37:11
Jesus Cristo sofreu com a inveja:
Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado.
Marcos 15:10


Inveja é consequência, de ser querido, logo, devemos aprender a aceitar e conviver com a inveja.





José foi vendido por seus irmãos:
Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.
Gênesis 37:28
Cristo foi vendido por Judas:
Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua.
Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes,
E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,
Mateus 26:13-15


O dinheiro e a ganância, são o que movem o mundo,sendo assim fruto do pecado, e se dar bem, em troca de algumas moedas foi isto que ocorreu com os próximos a Cristo e a José, a traição e dissimulação são frutos do pecado, gerando o rancor, e o remorso, em ambos os exemplos o sentimento de culpa, os acusavam.



José sem haver pecado, foi preso e posto entre dois  malfeitores:
E entregou-os à prisão, na casa do capitão da guarda, na casa do cárcere, no lugar onde José estava preso.
Gênesis 40:3
Jesus Cristo, sem causa, foi crucificado entre dois malfeitores:
E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda.
Marcos 15:27




José saiu da prisão para ser o segundo do reino:
E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.
E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito.
Gênesis 41:43-44


Jesus Cristo, venceu a morte e sentou-se a Destra de Deus:
Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
Atos 2:32-33





Louvar e engrandecer a Deus em momentos de crise, é essa a verdade entre estes dois personagens Bíblicos, em momento algum José questionou a Deus, e Também, Jesus Cristo, foi firme e forte no seu propósito santo: Redimir nossos pecados.
Outra semelhança é que ao conquistar, o poder, nas terras do Egito, José poderia, engrandecersse ou até mesmo humilhar e castigar seus irmãos. No entanto José, foi amor, entendeu o porque de toda a sua trajetória e foi servo valoroso.
Jesus Cristo, ao iniciar sua missão, ele foi batizado, e logo após tentado no deserto, a Deidade dEle queria ser colocada à prova pelo inimigo, porém Jesus Cristo, venceu de forma humana a provação, e em outro momento também observo o vencer de Cristo, ao ser crucificado, muitos dos que estavam alí gritando em alto e bom som: - Crucifica-o! Eram os mesmos que foram agraciados pelo Mestre, o pai amoroso, certamente viu rostos conhecidos em meio aquela multidão, mas Ele mesmo citou: -Senhor eles não sabem o que fazem. Tanto Jesus quanto José tiveram as provações que moldaram e fizeram vencer as dificuldades, que possamos aprender mais e mais com Jesus e com José.

A paz de Cristo a todos. 

José interpretando os sonhos do Faraó, por Peter von Cornelius fonte: wikipédia

mensagens evangélicas mensagens com áudio mensagens Waldryano

Para escrever minhas mensagens, sempre que necessário, consulto Bíblia, pentecostal, expositor, plenitude e da mulher sbb, utilizo também o comentário da Cpad Beacon, sou estudante da CETADEB, e leitor assíduo da blogosfera Cristã, logo meus textos possuem forte influencia destes blogueiros sou estudante de letras espanhol. Enfim, meus textos são protegidos e autênticos.

COMENTÁRIOS SEMPRE SÃO BEM VINDOS
Gostou da msn? Dá um maizinhos no Google+compartilha ela no Facebook ajude ela ir mais longe!


Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....