10.11.17

Atitude racista afasta William Waack

William Waack

Um vídeo que circulou nas redes socais nesta quarta-feira em que o apresentador William Waack, do Jornal da Globo, aparece fazendo comentários racistas terminou com o afastamento do jornalista da programação da emissora. Em nota, a TV Globo diz que o âncora do Jornal usou "ao que tudo indica" termos racistas. O grupo afirma ser “visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações” e, por isso, toma a decisão do afastamento até que a situação esteja esclarecida”.


As imagens do vídeo são da campanha eleitoral dos Estados Unidos em 2016. Minutos antes de entrar ao vivo ao lado do entrevistado Paulo Sotero, do Wilson Center, Waack xinga um carro que estava buzinando na rua, vira-se para o convidado do programa e afirma duas vezes em tom baixo que o barulho na rua é coisa de “preto”. Depois de reclamar das buzinadas, o apresentador diz: "Você é um, não vou nem falar, eu sem quem é...". E depois, virando-se para o convidado diz: "É preto".

Várias versões do vídeo foram divulgadas ao longo do dia. Em algumas, o comentário do jornalista é pouco audível, em outras é mais claro. O entrevistado Paulo Sotero, que representa um centro de pesquisas internacionais, procurado pelo site BuzzFeed, diz não se lembrar do dia em questão e que repudia qualquer forma de racismo.


No começo deste ano, a TV Globo já afastou o ator José Mayer, acusado de assédio sexual durante as filmagens de uma novela. O afastamento aconteceu depois de uma campanha massiva nas redes e também por parte de funcionárias da emissora. Desta vez, o posicionamento veio mais rápido. Depois do vídeo viralizar, a emissora soltou a nota abaixo.

Fonte El País Brasil








NOTA DE AFASTAMENTO DE WILLIAM WAACK
"A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.
Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.
William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos"
Comentário do Blogueiro Waldryano:
Assisti ontem os vídeos em alta do youtube e fui surpreendido por este viral atual. Vi videos da Sonia Abrão comentando o caso e também um vídeo de uma jornalista da JP que comentava que o tal vídeo que desenrolou todo o caso foi inicialmente lançado em um grupo do Watts. 
Primeiro de um modo geral sempre assisto o Jornal da Globo dês do tempo da Lilian, depois da Ana, da Pelágio e agora do Waack. No youtube assisti umas alfinetadas dele com uma jornalista esportiva e observei arrogância preconceito com mais jovens e superioridade exorbitante.Neste vídeo observei que simbolicamente quem o lançou, lançou um ano após o ocorrido. Sendo deste modo compreendo que é corriqueiro a postura do jornalista em ser digamos discrepante.
Agora fico pensando, ele sendo um formador de opinião vive dois mundos distintos, o mundo da bancada, e o mundo das opiniões pessoais do protecionismo pelo fato de estar no topo e precisar de defesas na postura de coxia e o mais até então demonstrado, o racismo que foi exposto nos grupos e viralizou. 


Até que certo ponto os valores internos estão sendo expostos e sendo julgados? 

Um destes videos que assisti disse que a Globo preocupou-se com o perigo de um boicote financeiro de patrocinadores.A Globo afastou um ator por abuso expulsou outro BBB por agressão psicológica as mulheres e atualmente tem uma campanha que mostra. Um ator velho que falam ser Gay, uma atriz que tem problemas crônicos psiquiátricos e atores negros famosos e não esqueça da Regina Casé, nordestina e estereotipada como um padrão reverso de moda, todos falando sobre respeito. E nas coxias existem atitudes WilliamWaackianas? Há uma imensidão de hipocrisia a se combater, isto é fato. 
Opinião.

1.11.17

Amor Impossível Capítulo 3

Seis meses antes

Eram os últimos ajustes,e eu estava vivendo o dia mais feliz da minha vida. -Casar depois de dois anos de noivado, estava prestes a viver o meu: -Feliz para Sempre. Com o meu noivo Robson.

Seria uma cerimonia simples e discreta em uma pequena capela. -Fiz questão de convidar a minha melhor amiga, quase irmã, Camile para madrinha. Ela meio que desconversou visivelmente não queria. 

-Não entendo amiga, o momento mais feliz da minha vida....

-Não gosto destas coisas Lara;

-Mas no meu casamento você vai...

Quando a convidei o meu noivo Robson estava comigo. Ele sorriu para Camile ironizando a minha persistência.

-Se é assim aceito...

Minha mãe chorava, não queria que eu casasse. Mesmo noiva ela nutria esperança, que a qualquer momento poderia desistir do casamento.

Quando criança quase morri, minha mãe fez de tudo, mas como diz ela, foi a devoção que ocasionou em mim o milagre.

— Você Lara, irá servir a Cristo. Católica dês de criança minha mãe falava que ela iria me tornar uma freira, aprendi deste modo aceitar este destino.

Também aprendi a ser grata pela minha vida.

Mas no meio do caminho surgiu o Robson.

Foi um amor arrebatador.

O primeiro instante que olhei o Robson senti que era o amor da minha vida. Camile, minha amiga de infância dizia.

— Que sorte a sua encontrar um homem como o Robson para chamar de seu.

E eu dizia a ela: —Você irá encontrar um amor também Camile.

No nosso namoro sempre estava presente Camile, a mando da minha mãe, para cuidar de nós. Assim pensava.

Um namoro respeitoso, planejava o futuro e não poderia ser outro senão o casório. Minha mãe chorava.
Observava que os planos que ela escreveu para mim não estavam sendo concretizados.

Minha vida não haveria sentido sem ele.

Agora estou na porta da Igreja.

Todos estão de pé.

A porta aliança já entrou.

Sei que o meu momento é hoje. Olhei para frente e as duas pessoas que mais me importavam estavam lá. Minha melhor amiga Camile e o Robson. A propósito ele estava lindo com aquela roupa própria para o casamento e Minhã mãe também estava lá, creio eu que ela ainda observava uma esperança que o casamento poderia não sair.
Amor Impossível

Amor Impossível Capítulo 2

Passeamos com outras irmãs pela natureza do jardim do convento. Era como uma marcha onde a nossa irmã instrutora falava das maravilhas da natureza, e guiava-nos para nossas atividades. Amélia estava consternada, aflita em conhecer a minha história anterior ao convento, história esta que gostaria de esquecer. O passado que me machuca tanto. Mas serviu para algo especial. Encontrar o meu real caminho.

Passeávamos em um grupo de oito irmãs, quando chegamos embaixo de uma arvore, recitaríamos ali um Salmo e logo após o momento de prece.

Não pude deixar de notar que a irmã Amélia estava sem concentração. Falei-lhe baixinho: -Calma irmã, te contarei tudo e a partir deste ato (contar-lhe o meu segredo) será uma amiga íntima, -Concentre-se no teu Salmo.

Amiga íntima, algo que eu nunca mais queria ter, mas precisava aprender, a minha situação agora é outra, estou vivendo uma nova vida.

Preciso buscar o Amor, o amor fraternal e substituir toda a amargura, que ainda há resquícios fortes no meu coração.

E chegou o momento de recitar o meu Salmo, foi o 42, meditei bastante nele, deste modo não foi difícil. Pois cada versículo encontrava partes da minha vida, o salmo falava forte comigo. Quando recitava-o parecia cantar para mim mesma algo cujo o qual estava vivendo.

Terminamos o nosso passeio coletivo e chegou o momento de descanso. Estava torcendo para não ver Amélia atrás de mim. Engano, ela era muito curiosa, e aquela oportunidade, céu aberto sem paredes para nos observar era bem propício para contar. Também sentia que precisava me abrir com alguém, meu passado estava me corroendo por dentro.

''Embaixo daquela arvore, sentei, remoí meu passado e chorei.''

-Conte irmã, sei que você tem algo aí dentro de você que precisa colocar para fora. continuou Amélia. -Você é linda irmã, tem postura elegante, onde passa as pessoas não consegue ser indiferente a você fora tudo isto é inteligente...

Escutei cada palavra, pensava em corrigir o agir da Amélia, mas entendi o real motivo da fala dela, e sendo assim deixei que continuasse.

-Sou sua amiga, além de irmã.

-Irmã Amélia, sou fruto das decepções do meu passado. Em meio a tanto sofrimento aprendi a Amar a Deus acima de todas as coisas. -Sou bela e inteligente? -Beleza é algo exterior. Até mesmo a mais bela arvore florida, no inverno passa por uma transformação.

-Eu não entendo irmã. -O que isto tem haver com o seu passado?

-Você quer mesmo saber irmã?

-Sim amada Lara, sou sua amiga.

Neste instante Lara pegou um galho seco...

-A amizade é algo tão frágil, tanto quanto este galho seco.

Falando deste modo Lara assustadoramente quebra o galho e fala: -Somente um instante pode quebrar-se.

Amélia observa e indaga: -Nossa Lara o que ocorreu contigo querida, o seu passado amargurou a sua alma.

Lara contêm o choro enxugando uma lagrima, esboça um sorriso e olha ao céu.

-É um inverno que custa a passar. No horizonte Lara pensa novamente no moço da janela. Coloca as mão no pingente da sua corrente onde tem guardada a foto da sua mãe, e conclui:

-Ainda bem que dês de criança minha mãe alimentou minha fé. Agora estou aqui.
Lara já recuperada pega nas mãos da Amélia e a conduz para um local mais calmo:

-Venha, vou lhe contar, preciso ser superior ao meu passado.

Amélia foi uma boa ouvinte e Lara ia descrevendo momentos que não deveriam ser narrado e sim esquecidos. Por vários momentos Lara consternada chorava. Amélia dizia: -Calma já passou.

O tempo passava, Lara não se atentou a ele. Então a madre superiora apareceu. Ela observou duas noviças emocionadas. disse rispidamente.

-Irmã Lara e Irmã Amélia já é hora de recolher-se para iniciarmos nosso momento devocional.

As duas levantaram-se assustadas. Lara olhou para o sol, o calor fez lhe passar mal, Amélia foi ao Lago e trouxe com as mãos um bocado de água. Lara molhou as mãos e passou atrás do pescoço, esforço inútil, a vertigem veio mais forte. Amparada voltou ao seu quarto.

-Que irresponsabilidade, disse a madre. A moça deve ter tomado uma insolação. A noite não foi fácil. Lara ardia em febre...
Amor Impossível

Amor Impossível Capítulo 1

-Mais uma vez aquele moço esta naquele banco da praça, parece que procura alguém, logo aqui, um lugar de entrega a Cristo.

Lara desconversa dobrando alguns lençóis, ela estava no seu quarto deixando tudo organizado enquanto Amélia a companheira de quarto continuava olhando la embaixo o rapaz que continuava sentado naquele banco de praça olhando fixamente para a janela onde estavam as duas companheiras.

-Nossa Lara, parece que ele procura por alguém. Lara escuta desconsertada com a insinuação de Amélia e diz:

-Vamos deixar ele onde esta irmã e preparar nossas preces das sete horas.

-Tudo bem Lara, vou fechar esta cortina e ir cuidar dos meus afazeres na cozinha, às sete em ponto estarei no oratório.

Logo que a irmã Amélia saiu, olhei para a cortina e dois pensamentos me passaram:

-Terminar minha arrumação, ou olhar para a janela e ver ele.

-Eu sei que é ele, aquele jovem que se enamorou por mim.

-Justo eu Deus! Justo eu? Que entreguei-me a Cristo e não quero um amor terreno para a minha vida.

Olho ou não olho?

-Não posso olhar, se assim eu fizer, irei alimentar falsas esperança naquele jovem.


Aquele jovem, tão belo, irá encontrar uma moça e se casar e terá filhos. E eu ei
de ficar aqui e meditar na palavra de Deus por todos os dias que me restam.



-Robson, Robson, Porque você fez aquilo comigo. Porquê? Eu lhe amava mais que tudo.

Não, não posso olhar por aquela janela, não quero um amor carnal, nunca mais em minha vida.Todo o meu amor é para Cristo e assim será pelo resto da minha vida.

*

-Por favor linda noviça dos olhos azuis, roubastes meu coração. Sei que não terei nunca nenhuma chance contigo, mas somente apareça nesta janela, nutra o meu coração com a sua presença, sendo assim, poderei viver mais um dia...

*

Não vou olhar, minha beleza, meus sonhos e meus desejos não devem servir de desculpa para agir equivocadamente. Atrás desta cortina há um outro Robson e sei que não quero um sofrimento em minha vida. Quero ser uma serva e o passado, é algo que ficou atrás das portas deste convento.

-Vou olhar, somente para certificar-me que ele foi embora. Após irei as minhas preces.

*

Vejo um pequeno movimento será ela? Meu coração palpita mais forte. Aqueles olhos azuis irão se cruzar aos meus? -Só mais uma vez preciso daquele olhar. A cortina se movimenta e aqueles olhos azuis me envolvem e me inebriam. Foi uma eternidade aquele olhar! Ela fechou a cortina rapidamente. Será que ela esta a me observar por detrás daquela cortina? Não aparece mais.

Vou embora, no caminho escuto o ressoar de um sino, não sei o que significa. Olho para o relógio e vejo que Preciso me apressar. Minhas responsabilidades na igreja me chamam. Hoje irei dirigir o culto. Sempre assim o faço no Sábado, filho de pastor tem destas responsabilidades...

Já em casa meu pai me aborda: -Filho onde estava? Meu pai ajeitava a sua gravata. -Quase se atrasa mais uma vez? Creio que estava perambulando aos arredores do convento. O que te encanta por Lá?

Desconversei: -Nada pai, vamos à igreja quero chegar cedo para orar.

Na igreja fui ao púlpito e fiz questão de ficar em um canto bem isolado, ajoelhei e orei:

"Senhor, tire de mim este desejo de ver ela, Pai amado não quero! Não posso, ela é uma noviça e eu um filho de pastor!'' orava baixo quase sussurrando.

''Óh pai, mas não consigo. Ela povoa os meus pensamentos, seu olhar parece decifrar a minha alma. Pai amado tira de mim este amor impossível.''

*

Olhava para a Amélia e em devoção continuava a minha prece, ela de vez em quando me olhava, mas não mudava o tom de voz, nem eu, ambos sabíamos que aquela prece era atípica.


Terminei meu momento devocional e depois de cear uma sopa leve, já preparava-me para dormir. Nosso quarto havia uma beliche, 
a Amélia dormia em cima; Eu sabia que ela iria fazer a pergunta que eu pensava como iria responde-la sem mentir. Ela se movimentava inquieta na parte de cima demonstrando não conseguir dormir.



Eu fechei meus olhos fingindo dormir, as lembranças vieram, fiz errado ao olhar naquela janela. O moço por ironia do destino me olhou. Poderia estar distraído? ou ido embora? Não, ele estava lá esperando o momento que eu iria olhar. Já pedi perdão a Deus nos meus pensamentos. Eu sei o que fiz, ao olhar para a janela demonstrou ao rapaz que eu penso nele. Logo eu, uma esposa de Cristo...

-Não Lara esqueça de vez aquela cena. Você fez a sua escolha...

-Irmã Lara disse Amélia, posso lhe fazer uma pergunta...

Já me retorcia pensando no que dizer sobre o moço da praça, mas ela fez uma pergunta que foi além das minhas expectativas. 

-Irmã Lara, disse Amélia em voz baixa, gostaria de saber como você se decidiu ser freira...

Fingi dormir...

Fale irmã, se estivesse dormindo estaria roncando...

Fiquei em silêncio por um momento, e respondi-a assim. Irmã Amélia, amanha te conto, no nosso passeio matinal, você bem sabe que as paredes deste convento tem ouvidos.

-Mas irmã, não consigo dormir...

-Recite passagens bíblicas em pensamento que o sono vem... 

''Em paz me deitarei e dormirei, pois só tu me faz repousar em segurança''

Amélia ficou em silêncio por um momento, e disse. -Amanhã irmã, então contará os seus segredos. Respondi: -Durma irmã amanhã conversamos.





Amor Impossível

Uma Parceria de Sucesso: O Impacto Espiritual de Christine D’Clario e Gabriela Rocha

  No cenário da música cristã contemporânea, poucas uniões foram tão aguardadas e celebradas quanto o encontro entre Christine D’Clario e G...