18.8.17

Guia prático para escrever um livro [Capítulo 10]


Capítulo 10
Períodos literários
Para melhor entender a literatura, nada melhor que conhecer um pouquinho da sua história, aqui apresentarei de forma sintetizada a Literatura Brasileira, lembrando que a um escritor é necessário, mesmo que seja de cunho informativo conhecer a história literária brasileira, você sabia que o Brasil nunca conquistou um premio nobel de literatura? Quem sabe é você o escritor que trará este reconhecimento ao Brasil. Vamos a história, prometo ser resumido amigo leitor:
***
1º) Literatura do Período Colonial (1500-1836)
Período em que a cultura portuguesa se impôs.
- Literatura Informativa
- Barroco
- Arcadismo
2º) Literatura do Período Nacional (1836 até os nossos dias)
Marcado pelo esforço em alcançar uma autonomia cultural mais vigorosa.
- Romantismo
- Realismo / Naturalismo
- Parnasianismo
- Simbolismo
- Pré-Modernismo
- Modernismo
- Pós-Modernismo
***
No nosso próximo encontro conversaremos sobre todos esses períodos literários de modo informativo. É difícil propor a você leitor uma maçante escrita informativa, mas entenda leitor que o guia não pode deixar de informar mesmo que seja de modo macro tais informações, para quando você estiver fazendo suas pesquisas, buscando referencias estilísticas ter um embasamento teórico dos períodos literários.
Guia prático para escrever um livro

Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....