15.4.15

Parabola do convidado [Lc14]

"... Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos. E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei e, portanto, não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou essas coisas ao seu senhor. Então, o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, e os aleijados, e os mancos, e os cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. E disse o Senhor ao servo: Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar, para que a minha casa se encha..." 

 INTRODUÇÃO

O Senhor compara o momento em que o homem pode estar diante dele como uma festa. Embora para muitos seja difícil entender, o Senhor Jesus queria mostrar ao homem, na verdade, o desejo que Deus tem de ter intimidade com um homem, de que o homem viva à mesa com Ele; E para fazer isto o senhor Jesus valeu-se de uma parábola. 

DESENVOLVIMENTO 

É importante ao homem fazer parte desta festa, pois a palavra e diz que bem aventurado é aquele que comer pão no reino dos céus. Embora todos fossem chamados, muitos deram desculpas para não ir, hoje também muitas pessoas fazem isto, o mundo rejeita convite do Senhor, o homem se preocupa mais com material, visto nessa parábola com uma figura do campo; se preocupa mais com os poderes terrenos, vistos nesta parábola como a figura dos bois, e vive selando compromissos com coisas passageiras desta vida, visto nessa parábola com uma figura do casamento. Há pessoas que estão trocando a festa, a alegria que Deus tem para o homem, por qualquer outra coisa desta vida, e assim se desculpam de não aceitar o convite de Deus para viver a eternidade. Preferem viver as festas do mundo, que só trazem morte, a viver o banquete eterno que Deus tem preparado para eles. Mas o Senhor escolheu o necessitado para estar nesta festa, o convite foi feito aos mancos, cegos, aleijados, homens que o mundo rejeita e despreza, que se considera indigno de estar na festa, mas o Senhor os chamou e ele tem chamado o homem hoje para participar desta festa.

CONCLUSÃO 

O desejo de Deus nesta hora é ter o homem à mesa consigo, participando da sua festa, da sua salvação, das suas promessas. Há uma grande ceia que se realizará na eternidade, você é chamado também hoje por Deus a participar dela, você pode fazer como muitos, deixando para depois, mas pode também tomar uma nova posição, e vir para festa que Deus tem preparado desde eternidade para o seus salvos.


Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....