31.12.14

Oração Eficaz, uma nova mensagem Jabes

Uma oração que Deus atende



I Cr 4:9, 10 "Jabez foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz). Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Tomara que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e me preserves do mal de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido".
A história de Jabez é algo singular. Na Bíblia o nome de Jabez não aparece nem antes nem depois dos versículos que lemos. É uma passagem única de um homem, focando em um ensinamento a ser aplicado nas gerações futuras. O nome Jabez significa dor. Pense por um momento o que este homem deve ter passado desde sua infância, sendo chamado de dor por todos. Imagine você ter um nome assim. Alguém para lhe chamar diria: Dor vem aqui, preciso falar com você Dor. Ou um minuto: vou chamar no celular a Dor. Com certeza ele passou muitos momentos de angústia, mas ele era fiel ao Senhor, como veremos a seguir. A situação naqueles dias era que Jabez precisava enfrentar os amalequitas, povo idólatra, dados a feitiçaria e paganismo. A oração que Jabez faz serve como um exemplo para nós. Vou dividí-la rapidamente em 5 pontos:
1 - Ele diz: Tomara que me abençoes. Jabez orou ao Senhor com tamanha humildade que é difícil descrever. Ele não se viu sequer merecedor da benção de Deus, mesmo obedecendo ao Senhor, cuja ordem de Deus dada desde Moisés, era derrotar os amalequitas. Ele disse em sua oração: Tomara ( quem bom seria ser abençoado, quem me dera ter essa benção ). Muitos nos dias de hoje parecerem querer colocar Deus na parede dizendo: Senhor Tu tens que fazer isso de qualquer jeito. Eu quero, porque quero. Eu determino que vai acontecer. Essas pessoas buscam fazer violência a Palavra de Deus. Devemos nos lembrar sempre que nada somos e nada podemos e tudo depende do grande amor de Deus pelas nossas vidas. Nós somos criaturas. Ele é o Criador.
2 - E estendas os meus termos. Deus é um Deus de prosperidade. Não creio no evangelho da prosperidade que muitos pregam fazendo o céu deles aqui na terra, usando Deus para se enriquecerem e esquecendo que nossa pátria é a Sião Celestial. Mas creio em um Deus que te faz prosperar. A Bíblia diz em Pv 10:22 - "A benção de Deus enriquece e não acrescenta dores". Deus não é mesquinho. Olhe para toda a obra da criação e veja a grandiosidade de Deus. De fato Ele odeia a mesquinharia. "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço..." Lc 6:38. Deus quer e vai te fazer prosperar, mas precisa estar no centro da vontade do Senhor como estava Jabez.
3 - Que a Tua mão seja comigo - Você quer ver a benção de Deus? Deixe Ele te guiar! A figura da mão aqui exemplifica um pai segurando a mão de um filho pequeno. O pai conduz. O pai sabe o que é o melhor. O pai conhece o caminho certo. Jesus disse em relação ao Espírito Santo: "...quando vier Ele vos guiará a toda a verdade.."Jo 16:13. Deus é que tem de guiar a sua vida para que ela seja abençoada.
4 - Preserves do mal - Jesus orou: "...e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal.. "Mt 6:13. Pedro alerta: "...o inimigo anda em derredor como um leão procurando tragar..." IPe 5:8. Satanás existe. O inferno existe. O inferno é tão terrível que nem mesmo Satanás quer ficar lá. Satanás te odeia e sabe porque? Ele não tem mais possibilidade de redenção, mas você tem. Você pode morar com Deus por toda a eternidade. Basta aceitar a Cristo como Salvador. Quanto a ele está destinado o lago de fogo para todo o sempre. Por isso ele fará de tudo para você perder a fé. Fará de tudo para iludir você e destruir sua vida. Jabez orou: ...e me preserves do mal....
5 - Que eu não seja afligido. Aquele que faz a vontade do Senhor, sempre tem paz. Jesus disse em Jo 14:27 - "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá...". No mundo de hoje parece impossível ter paz. Mas há paz. Que alegria sinto em poder dizer através de simples palavras: Em Jesus existe paz. Em nenhum outro há, mas nEle há paz. Você quer ter sua oração atendida? Esteja no centro da vontade real de Deus, não a vontade permissiva, forçada, carregada de interesses próprios, mas a vontade real de Deus e, ore com a orientação da presença doce do Espírito Santo. Deus te atenderá. O versículo 10 encerra dizendo: E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.

Na alegria do Senhor que é a nossa força, Deus o(a) abençoe.
Ev. Jeferson Keidann

Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....