Minha aventura pelos filmes a assistir aleatório aterrizou neste nome: Maruge
Você já ouviu falar dele?
Será que a velhice deve nos tomar por vencido? Ou seja. É possível começar um sonho depois que o tempo passou? Somente quem já passou certa idade sabe o quão sofrível é sentar nos sonhos e deixa-los morrer dia após dia. No meu caso estou tentando com bastante persistência aprender a tocar violão, bom querido leitor vamos conhecer a historia de Maruge.
Para conhecer melhor esta história real assisti ao filme: -Uma lição de vida que conta a história de um queniano de 84 anos que com muita determinação e coragem aprendeu a ler e escrever em uma escola publica no Quênia.
O filme narra a história de determinação deste homem sendo baseado em fatos reais, descreve a escola publica infantil (sim você leu corretamente) deste país. Passou a guerra e o governo oferece escola para todos, assim diz a campanha do governo. Para isto seria necessário a certidão de nascimento. E há esta cena no filme mães correndo para conseguir a vaga para os filhos.
Também quem corre é o velho protagonista. Muita persistência e o velho começa a aprender com as crianças. Isto gera revolta dos pais e curiosidade da imprensa. Neste filme observa-se também a determinação da professora de manter Maruge na escola.
O superior desta professora a transfere para outra escola, e Maruge é também transferido para a escola dos adultos onde não consegue aprender.
Neste meio tempo é narrado o passado de tortura de Maruge.
O final? As crianças se revoltam com a nova professora e Maruge e a professora antiga mantem-se na escola.
É um filme feito pela BBC filmes, então há algo digamos 'documental' mas é excelente para demonstrar que a educação não importa a idade é o que faz a diferença e muda o futuro. Maruge mesmo velho queria aprender e ler e escrever o tirou da escuridão, escuridão esta do preconceito, que muitos ainda tem de si mesmo. Digo isto quando precisamos ir além mas não temos coragem de começar não importa a nossa idade. Sobre Maruge, ele é recordista como mais velho a ser letrado e seu exemplo fez a diferença em seu pais. Aos 90 anos faleceu deixando seu exemplo para este mundo.
fonte consultada :http://www.adorocinema.com/filmes/filme-176055/criticas-adorocinema/
fotos divulgação
|
Crônicas de um Velho Jovem |
Nenhum comentário:
Postar um comentário