2.11.15

Noemi, Serva por Excelência

Por Waldryano | Estudo Bíblico Mulheres da Bíblia
Para o Blog Refletindo o Evangelho
Noemi, Serva por Excelência

Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:16

imagem extraída da internet
Houve uma grande fome em Judá, junto ao povo hebreu, faltou o pão ao povo do Senhor e isto fez com que Elimeleque, um hebreu, homem separado, homem do povo de Deus tomasse uma dura decisão. Sair da sua casa de sua terra do seu povo para ir a um lugar mundano promíscuo onde o que imperava era a idolatria o culto a outros deuses um lugar pagão, em busca da sua sobrevivência.

Amados entendam que esta não foi uma boa atitude para Elimeleque, que já era casado com Noemi, a grande heroína e exemplo desta história, não foi a atitude mais acertada, poderia ele ter ficado na sua terra sofrido com a escassez de alimento, mas um ato extremo deve de ter os seus motivos, a fome. A fome nos faz tomarmos atitudes extremas que podem nos acarretar consequências drásticas, por isto devemos estar bem alimentado devemos ter alimento na nossa casa, tanto na nossa casa física mesmo dentro do nosso lar como na nossa casa espiritual (que é a mais importante, lembre-se: “Buscai primeiro o reino de Deus que todas as coisas lhe serão acrescentada”) e este alimento espiritual que vou dar foco a seguir o melhor lugar para se buscar é a igreja é o povo de Deus é a casa do Senhor.


Esta atitude de sair da sua casa para um lugar estranho com outra cultura outro culto foi estrema, pois por um tempo, não sei quanto tempo foi este houve a escassez de pão na casa do senhor, ao povo do senhor, porem permissiva e necessária da parte de Deus. Amados quantos hoje vivem esta fome espiritual veem na casa do Senhor, sedento e faminto, querem ouvir e aprender a palavra do Senhor. Mas não é qualquer palavra, não é aquela palavra que supre uma necessidade momentânea e passageira que vai acarretar numa fome um pouco depois que as escutam. É uma palavra que supre e dá força e vigor ao corpo e a alma do crente e faz o fortalecimento do crente por completo.




Amados quantos veem a casa do Senhor e na sua necessidade de suprir esta fome, saem da casa do Senhor e vão buscar em Moabe o que não encontram dentro da casa do Senhor? É isto que aconteceu com Elimeleque é isto que acontece atualmente com muitos famintos e sedentos, vão buscar em Moabe (leia aqui mundo) o que não encontram na sua casa na sua terra e acabam ficando por lá acabam se distanciando do lugar de origem e se misturando a outros deuses outras culturas, reitero a importância do povo de Deus ser bem alimentado da palavra que sustenta, da palavra que tem consistência, desta palavra que tanto faz falta nos nossos dias nas nossas igrejas e que faz o povo santo escolhido, que não esta bem alimentado se disperse para lugares que vão trazer lhes uma consequência trágica, para Elimeleque foi a morte para o povo atual a perdição.

Houve aquela miscigenação os filhos de Elimeleque casaram com Moabitas, Noemi permanecia fiel aos preceitos que aprendeu junto ao seu pai, Elimeleque morre naquela terra estranha onde a idolatria e o culto errôneo prevalecia.

Noemi agora viúva teve que morar com seus dois filhos nesta terra estranha, vejo Noemi como um exemplo uma mulher incorruptível que mesmo em uma terra estranha continua guardando Deus no seu coração no seu testemunho no seu modo de agir e isto fica evidente nas passagens iniciais do livro de Rute os poucos versículos iniciais dão a ideia da profundidade do seu relacionamento com Deus. 

Esta viúva com um testemunho exemplar, quando digo testemunho digo o modo de agir consegue ser água em meio aquele deserto. Ela convive uma situação difícil dentro da casa dos filhos ela deve morar de favor com seus filhos com suas esposas pagãs e continuar com aquela esperança com aquele desejo de voltar a sua terra e cultuar ao Deus altíssimo no seu lugar, porém a condição de viúva a prende aquela situação de viver com seus filhos num lugar estranho junto a noras Moabitas que adoravam outros deuses. O que fazer? - Testemunhar do amor de Deus. 

Confesso que imagino Noemi, uma mulher sabia edificadora, paciente e gentil. 

É isto que fica evidente ao lermos as sagradas escrituras, me deixe convencer lhe do meu raciocínio, pense querido leitor, Ela conviveu junto aos seus filhos por 10 anos e estes já casados com Moabitas. Dez anos, e uma convivência extrema de dentro de casa mesmo. Como foi isto? Ela tinha dois filhos Malon e Quilion casados sucessivamente com Rute e Orfa, penso que passou algum tempo com Malon e outro tempo com Orfa, e o que Ela poderia oferecer aquelas noras pagãs? Seu testemunho. 

Não é por força nem por violência que existe o convencimento de que o que é certo é vivermos na casa do pai junto ao pai e buscarmos cada dia mais a santificação. E ao lermos minuciosamente o inicio do livro de Rute percebemos que isto fica evidente 

Visualize a situação de Noemi morando de favor junto aquelas noras pagãs, o que ela tinha as lhe oferecer? Seu testemunho imagino eu, como foi magnífico quando ela contou para elas as maravilhas que Deus fez junto ao seu povo. Imagino como foi impactante para elas Rute e Orfa saber dos milagres ao sair do Egito onde eram cativos. 

Mas o que não é necessário imaginar, e sim é somente ler e comprovar é que Noemi acima de tudo era querida. Então concluo que Noemi mostrou o Deus altíssimo para noras que cultuavam a outros deuses com seu testemunho, seu modo de agir e as palavras doces que traziam a ela este desejo de estar perto. Porque concluo isto? Pois todas as traduções da Bíblia que li para escrever e preparar este esboço, afirmam que quando chegou àquela encruzilhada onde Noemi ofereceu as suas duas noras a opção de escolha: - Vivam comigo será difícil mas eu sirvo o Deus verdadeiro, ou voltem aos seus deuses e ao seu modo de viver, não ouve ali imposição de maneira nenhuma, como o genuíno evangelho deve ser, a salvação é individual isto é claro nestas passagens. 

Voltando, quando chegou àquela encruzilhada, fica evidente a pessoa carinhosa e amorosa e de um ótimo testemunho que era Noemi e que devemos ser também querido leitor mesmo em meio as adversidades, a lugares errôneos a promiscuidade e incredulidade deste mundo, desculpe a demora ao concluir este raciocínio é necessário para você observar a grandiosidade desta passagem. 

Naquela encruzilhada onde tem que tomar uma escolha onde impactará para a sua vida inteira, as duas noras choraram alto. Como assim, chorar alto, entenda o que é isto, elas se apavoraram com aquela situação de escolha. Noemi foi clara, e amorosa na sua argumentação, ela disse que tinha que voltar seu lugar não era ali, era junto ao seu povo A única coisa que ela poderia oferecer a quem a seguisse era a certeza de seguir ao Deus verdadeiro, mas esta escolha era pessoal de cada uma delas. Ao ler esta passagem da Bíblia aconselho você ler o capitulo 1 de Rute para clareza de entendimento deste esboço fica claro e evidente o caráter de Noemi uma serva por excelência somente isto uma serva. 

Ela era querida e respeitada por suas noras ninguém chora alto com emoção se não por uma razão muito consistente, ela não é intrusiva, tanto que Orfa na sua fraqueza volta para sua vida antiga. Mas o que ela fez com sua atitude de oferecer escolha. Fez também surgir a passagem mais linda a meu ver da Bíblia. 

A declaração de Rute, de amor de lealdade e de ajuda mesmo. Aquela sogra sabia, e por excelência Serva. 

Mensagem ministrada na Terça Feira dia 21 de Janeiro de 2014 Na Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Telêmaco Borba - Pr| Autor do esboço e mensagem: Waldryano.


A paz de Cristo a todos

Continue seu estudo Bíblico mulheres da Bíblia, escolha abaixo uma mulher e boa leitura!




»

o resgate de ruby

  Os primeiros minutos de  O Resgate de Ruby   já entregam a ambientação, personagens e drama dignos dos tão conhecidos filmes de final de s...