5.2.17

Benefícios da pasta de amendoim integral para quem treina

A cada dia que passa a pasta de amendoim integral se torna mais popular, mas muitos ainda não sabem que além de ser saborosa, ela pode ser muito útil para quem treina visando hipertrofia ou queima de gordura.
A pasta de amendoim integral é um alimento rico em vários nutrientes que auxiliam nosso progresso na academia. É um dos vegetais com maior concentração de proteína, com gorduras boas, fibras, vitaminas, minerais e absolutamente nada de açúcar.
Ela pode ser usada tanto como um hipercalórico natural para auxiliar na hipertrofia ou como supressor natural de apetite (em quantidades menores) para quem está em fase de definição. Em ambos os casos será um alimento que auxiliará na construção muscular e no seu progresso em geral.
No caso de quem visa hipertrofia, a pasta de amendoim será uma maneira fácil de adicionar mais proteína e calorias na dieta. Muitas pessoas falham em ganhar massa muscular por não conseguir comer o suficiente todos os dias, usar a pasta é um método de “contrabandear” mais proteínas e calorias para dentro do corpo sem esforço devido a sua densidade e sabor agradável – se você não se controlar é capaz de comer o pote inteiro de uma vez. Você já viu alguém comer frango e batata doce todos os dias e falar que quer mais ? Agora você está entendendo…
Já para quem visa perda de gordura, mesmo sendo um alimento hipercalórico, a pasta de amendoim funciona como um supressor natural de apetite por conta da combinação de gorduras, proteínas e fibras.

Mas pasta de amendoim não engorda ?

De maneira curta e grossa, não. A pasta de amendoim não vai facilitar ou gerar acúmulo de gordura por si só – independente de qual seja seu objetivo – no geral, o que vai definir se você ganha ou perde peso é o consumo calórico como um todo. É necessário deixar isso claro pois muitas pessoas pensam que amendoim é “um alimento que engorda”, mas não existem alimentos que engordam e sim pessoas que comem demais.
Na verdade, com a pasta de amendoim é possível acontecer o contrário. Qualquer pessoa que está em uma dieta para queimar gordura sabe como é difícil controlar as vontades por alimentos calóricos (e saborosos). Ao usar a pasta de amendoim, que é um alimento saudável, você mantém essas vontades sob controle e não fica tão propenso a recaídas ao recorrer à alimentos ruins.
Isto ocorre porque o amendoim é rico em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina que vai te fazer “feliz” depois de comer (imitando o efeito que buscamos ao comer porcarias, mesmo que subconscientemente).

Ficha nutricional

A cada colher de sopa (15g) de pasta de amendoim integral encontramos:
Valor energético89 kcal = 369 kj
Carboidratos3,2g
Açúcares
Proteínas4,3g
Gorduras totais7,4g
Gorduras saturadas1,0g
Gorduras trans
Fibra alimentar1,2g
Vale ressaltar que estamos falando da versão integral da pasta de amendoim. Já existem versões do produto com adição de açúcar e óleos vegetais, fique atento ao rótulo e procure pela versão integral. Se a ficha nutricional for muito diferente do que está acima, guarde o seu dinheiro e procure algo melhor.

Onde comprar pasta de amendoim integral

Por ser um produto relativamente novo no mercado brasileiro, encontrar a pasta pode ser uma tarefa difícil. São poucos os lugares que vendem a pasta e geralmente apenas em grandes cidades. No momento (e por enquanto), comprar pela internet é uma das formas mais rápidas de comprar a pasta de amendoim, independente de onde você mora. Para facilitar sua busca, procure pelas seguintes marcas: First, IntegralMedica (com Whey), Amendoim & Cia e Mandubim.

Cuidados ao comprar e usar pasta de amendoim

No geral, pasta de amendoim é um alimento seguro, mas requer alguns cuidados básicos para que você possa extrair os seus benefícios com máxima segurança:

Contaminação por aflatoxinas

Se o amendoim foi armazenado incorretamente, sendo exposto ao calor e umidade, ele pode estar contaminado por uma espécie de mofo que produz uma substância tóxica chamada aflatoxina.
Ao consumir amendoim contaminado, uma pessoa saudável pode vir a ter problemas de fígado e isto não é o site sendo extra cauteloso, isto realmente pode acontecer (1).
No Brasil, existe um programa chamado Pró-Amendoim que regulamenta a qualidade dos amendoins vendidos justamente para ter certeza que eles não estão contaminados ao ponto de gerar problemas de saúde, portanto, ao comprar amendoim ou pasta de amendoim, tenha certeza que o produto tem o selo “Pró-Amendoim” impresso no rótulo.

Alergia ao amendoim

Assim como a maioria da população, você provavelmente não é alérgico ao amendoim e dificilmente vai ter qualquer problema independente da quantia que usar, mas precisamos deixar o aviso por pura cautela: uma pessoa alérgica a amendoim pode passar muito mal se usar este alimento.
Apenas tenha cuidado se você estava vivendo em um bunker da segunda guerra mundial até hoje e nunca experimentou amendoim antes (e portanto não sabe se é alérgico ainda).

Como fazer a sua própria pasta de amendoim

Uma maneira de economizar ao inserir a pasta de amendoim na sua dieta é comprar amendoim normal e fazer a pasta você mesmo. A receita não poderia ser mais simples e o gosto é quase o mesmo das versões industrializadas:
  1. Torre o amendoim. Pegue uma assadeira e jogue o amendoim em cima de uma maneira que eles não fiquem muito empilhados, do contrário alguns deles torrarão de maneira desigual. Coloque no forno em fogo alto durante 20 minutos e pronto.
  2. Triture tudo. Agora torrados, descasque os amendoins e jogue-os no liquidificador ou processador de alimentos. Triture aos poucos, quando perceber que o liquidificador/processador não está conseguindo triturar, desligue, mexa com uma colher e tente novamente. Você pode jogar uma ou duas colheres de óleo de amendoim para deixar a pasta cremosa.
  3. Pronto. Você fez pasta de amendoim :)
A única ressalva é quanto ao amendoim que você vai usar para fazer a pasta, lembre-se de comprar um que tenha o selo Pró-Amendoim. Ir pelo amendoim mais barato é uma péssima ideia e pode gerar mais problemas do que soluções.

Perguntas frequentes sobre a pasta de amendoim

Qual é o melhor horário para usar pasta de amendoim ?

Não existe um horário específico para usar pasta de amendoim, isto seria o mesmo que perguntar qual o melhor horário para comer arroz com feijão. Use-a em conjunto de qualquer refeição do dia.

Posso usar amendoim puro ou outro alimento como farinha de amendoim no lugar da pasta ?

Sim, sem problemas. O intuito de se usar a pasta de amendoim é a sua versatilidade; é possível incluí-la em uma gama maior de refeições (exemplo: misturar em shakes, suar em receitas, etc).

Qual é a quantidade ideal de consumo ?

Isto vai depender das suas necessidades individuais, mas você pode usar 2 colheres de sopa até três vezes por dia sem problemas
espaço saúde

Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....