2.12.15

[03] Ética Cristã em relacionamentos

Por Waldryano | Estudo Bíblico Ética Cristã em Relacionamentos
Para o blog Refletindo o Evangelho
Estabelecendo relacionamentos saudáveis
Vivendo e aprendendo a viver

No Salmos 133 versículo primeiro o Salmista nos instrui a viver em união entre os irmãos, no estudo estaremos abordando esse assunto relacionamento saudável, com foco no relacionamento jovem.
A base de todo o relacionamento Cristão, esta na comunhão, seja ela entre os irmãos, e também um encontro de intimidade com o pai o filho e o espírito santo.
Mas esse relacionamento vai além do que simplesmente prestar culto perante Deus, em uma igreja, e também com uma vida devocional de entrega, e servir ao Senhor, devemos demonstrar nosso caráter Cristão entre os que nos rodeiam, agir de modo a ser efetivamente o sal do mundo, a luz em meio a escuridão, para isto é necessário cultivar o relacionamento saudável entre os irmãos.

Nenhum homem é uma ilha isolada, já citava isto o pregador John Donne (1572-1631)

E realmente devemos aprender a exercer relacionamentos com nossos irmãos, aprender a viver em sociedade, trazer para os demais o testemunho cristão, ser a diferença entre os demais.
Nós cristãos vivemos em um mundo global,Devemos saber conviver com varias culturas crenças E etnias, o ato de relacionar com a diversidade Deve ser saudável agradável e devemos ser testemunho Vivo e sermos servos de valor.

Devemos praticar entre nosso circulo social e de amizade o Amor Fraternal.

Amor Fraterno

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12;10
Mas afinal o que é esse amor fraternal?
É um amor interpessoal, que valoriza as qualidades, respeita as diferenças e suporta as fragilidades. É um amor capaz de se alegrar com as conquistas do outro, e de se entristecer com o infortúnio alheio.
É alegrar-se com as alegrias dos irmãos
Saber respeitar as diferenças,
Não criticar, falar mal, orar aconselhar.


Princípios para estabelecer um relacionamento saudável
Respeito:
O respeito é um valor moral necessário ao convívio saudável e harmônico. Por meio dele apreciamos e reconhecemos o próximo e os seus direitos: à vida, à felicidade; ao trabalho; ao culto; à livre expressão de ideias. No mundo globalizado e multicultural de hoje, o respeito é uma necessidade para a boa convivência. Nenhum relacionamento saudável subsiste sem respeito mútuo.

Ética Cristã:
Em aspecto prático, a ética refere-se às normas de conduta sob as quais a sociedade e o indivíduo vivem. Todavia, a base da ética cristã não são os costumes sociais, mas o caráter santo e misericordioso de Deus, os ensinos de Jesus, e as Escrituras. Estes fundamentam a vida e os relacionamentos saudáveis dos cristãos.


Alteridade , Empatia, colocar-se no lugar do outro:
O homem é um ser social! Ele vive em comunidade e interage com o outro, que lhe é diferente. Isto cria uma relação de interdependência e solidariedade, que são necessárias ao desenvolvimento pessoal e coletivo do ser humano. Por meio da alteridade a pessoa se coloca no lugar da outra, procurando entendê-la, respeitando as diferenças que existem entre ambas.


Este Texto foi adaptado, mas bastantes partes foram extraídas na integra deste site: http://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2015/lbj-2015-04-01.htm

As imagens deste Texto foram extraídas da internet, com o intuito de ilustrar a mensagem.

Deixarei o link abaixo da apresentação de PowerPoint no Google drive como subsidio para quem desejar utilizar, somente dar os devidos créditos ao blog e ao autor. [esta mensagem da apresentação de Power point foi inteiramente formulada por Waldryano, focada para jovens]


Esta mensagem é adaptada da lição da EBD quarto trimestre de 2015 para jovens.

Não esqueça de compartilhar a msn, espalhe essa semente! No Facebook No Google+ eu estou fazendo a minha parte, mas eu sou tão pequenininho não é? Juntos somos grandes, Vamos estar refletindo o Evangelho de Cristo? Ajude votando e compartilhando

Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....