1.9.15

Entrevista com a irmã Deyse L. S. Patoleia



Por Waldryano 
Para o Blog Refletindo o Evangelho
Entrevista com a irmã Deyse L.S.Patoleia | Ilustração feita por Waldryano autor do blog RE

1-A paz do Senhor irmã DEYSE L.S.Patoleia antes de mais nada gostaria de agradecer pela entrevista, gostaria de conversar sobre o que é Refletir o Evangelho para você?
Waldryano, eu que agradeço por ter me convidado a esta entrevista, está sendo uma alegria, para mim, poder compartilhar com vocês um pouco do que Deus é para mim e em mim!
Respondendo sua pergunta, em minha concepção, refletir o evangelho é viver o amor de Cristo, cumprir o que a palavra nos ensina, de modo a atrair as pessoas à cruz de Cristo. Jesus nos disse que: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."( João 13:35) O amor ao próximo precisa ser a maior marca de um Cristão. Cada um de nós pertence a uma igreja com doutrinas diferentes quanto a vestimentas, mensagens, cânticos, nada disso impressiona a Deus ou é o que, de fato, atrai as pessoas ao amor de Deus; O que causa impacto é a maneira com que vemos as pessoas e nos importamos com elas. A bíblia nos fala que somos "sal" e "luz", nenhum destes elementos possuem a habilidade de se comunicar pela fala, percebe? A luz ilumina e o sal encontra seu sentido em dar sabor a vida, o que me faz pensar que refletir o evangelho está mais ligado com a prática, com a forma que vivemos, do que com discursos....Sendo ainda mais clara, refletir o evangelho é ser "a carta de Cristo" que Paulo nos conclama a ser, deixar que as pessoas leiam em nossas atitudes o amor, a solidariedade, o companheirismo que possuímos. Refletir o evangelho é visitar as viúvas e os órfãos, é guardar-se da corrupção do mundo, é visitar presídios, é realizar trabalhos sociais, é ajudar aos mendigos, bendizer os que nos maldizem, orar pelo que nos perseguem, amar os que não nos amam, evangelizar com palavras e com a vida, permanecer sendo quem somos no coração de Deus sem se deformar pelas decepções ou cobrar retribuição pelo bem que praticamos...Isso tudo que a palavra nos conclama se resume em: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo! Este é o nosso grande chamado, se amarmos, com certeza, nos importaremos até mesmo com os que estão passando fome em países distantes do nosso, rostos que nunca vimos e talvez nunca veremos, mas a despeito da distancia física prevalece a proximidade do coração que ama com o amor de Cristo. (Falo sobre este assunto em uma postagem do meu blog intitulada como: "que tipo de igreja temos sido?" acredito que todos os dias precisamos refletir se estamos refletindo o evangelho).
2-Quanto tempo já segue a Cristo? Qual é o versículo que te inspira?
 Pela graça e misericórdia do Senhor Jesus, há 20 anos, o sigo e tenho me empenhado em andar com Ele todos os dias! Escutar a voz do Espirito Santo me convidando a aceitar a Jesus como meu Senhor e Salvador foi a melhor decisão que já tomei na minha vida! Mudou minha forma de me ver e a forma com que vejo as pessoas e as situações da vida. Para glória do Senhor, depois que me converti, minha mãe, meus irmãos e irmã se reconciliaram com Cristo no ano seguinte. Pude compartilhar Jesus por onde passei, nas escolas, faculdade, trabalhos...Ele é meu melhor amigo, meu bem mais precioso, tenho muita alegria de falar o quanto Ele é especial para mim! Quanto ao versículo que me inspira, bem...Seria injusto citar só um, pois há muitos que impactaram meu coração, mas tem um que gostaria de poder dizer com muita convicção ao final da minha vida"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." 2 Timóteo 4:7. De todas as coisas que peço a Deus, para mim, a mais importante é que eu permaneça NELE até o fim dos meus dias, que conclua o proposito para o qual fui trazida a este mundo e que Ele não se envergonhe de ser chamado meu Deus. (compartilhei o meu testemunho de conversão a Cristo, também no blog)
3-O que é família para você?
Família é o tesouro mais precioso que temos, depois de Cristo. Muitos se preocupam tanto com bens materiais e se esquecem de suas famílias, esse é um grande erro, porque o dinheiro não compra o amor das pessoas, não tem o poder de reconstruir um lar; de nada adianta ter dinheiro para conhecer o mundo e não termos alguém nos esperando, de braços e coração aberto, quando retornamos. Tanto a família que não escolhemos - a que nascemos - quanto a que construímos, quando casamos, precisam ser valorizadas, amadas, priorizadas, cultivadas como se fossem um flor rara e sensível...Atualmente, os incessantes ataques à família tem destruído muitos lares, desestabilizado casamentos, por isso para se ter um casamento saudável, uma família fortalecida, precisamos praticar os princípios que o evangelho nos ensina, amar com amor intenso, vigiar e clamar muito ao Senhor para que seja sempre o alicerce de nossa casa! Graças a Deus, sou muito grata pela família em que nasci e pela família que construo ao lado de meu amado esposo, Davi, meu grande presente de Deus! Finalizo deixando uma frase de um autor que admiro muito, Dr. Augusto Cury: "Se você passar por uma guerra no trabalho, mas tiver paz quando chegar em casa, será um ser humano feliz. Mas, se você tiver alegria fora de casa e viver uma guerra na sua família, a infelicidade será sua amiga".
4-Como é a sua cidade e seu bairro, como você se socializa com as pessoas?
Moro na Cidade do Rio de Janeiro, bairro de Vila Vaqueire. Atualmente, também trabalho em um órgão público próximo a minha casa. Quanto a minha cidade, gosto muito e também a considero maravilhosa, apesar da violência que tem nos assolado e, infelizmente, tem feito parte de nosso cotidiano. Sou uma pessoa muito reservada, caseira, seletiva quanto as minhas amizades e dou a cada um o grau de intimidade que comprovou merecer. Gosto muito de ajudar as pessoas e sempre que posso, na medida de minhas forças, o faço... ser útil na vida de alguém me dá muita alegria! Amo saber que fui para alguém uma palavra de consolo, um ouvido que precisava ou, simplesmente, "um colo" para derramar suas lágrimas. Também gosto de cultivar minhas amizades virtuais pelo G+ e me sinto muito feliz e motivada quando alguém compartilha que um texto que tive a graça de escrever fez bem, de alguma forma, para o coração dela...Isso é muito gratificante!
5-     Nos momentos disponíveis o que mais gosta de fazer?
Gosto muito de ler e leio muitos livros, além de evangélicos, gosto de livros de psicologia e outras áreas. Amo demais escrever textos, peças teatrais, compor músicas, cantar, tocar no meu piano, tudo isso me traz muita paz e leveza de espirito...Quando sinto que um texto, peça de teatro ou uma música abençoou outros corações, meu coração se enche de gratidão a Deus por ter me dado, mais uma vez, a graça de ser instrumento nas mãos Dele! Sou muito grata ao meu Pai por tudo o que é para mim e em mim.
6-Gostaria de contar como é a sua igreja o que você mais gosta de fazer nos cultos.
Minha igreja é fantástica, tenho muita alegria de poder dizer que sou membro dela. Ela é localizada em uma área humilde, próxima a uma comunidade, mas faz um trabalho social impactante tanto no Brasil como no exterior. Ela possui um centro de atividades sociais que oferece cursos profissionalizantes, aulas de futebol, bale, artes marciais, musica, e outras, tudo de forma gratuita. Há tratamento para pessoas que querem deixar as drogas e apoio aos familiares. Além disso, financia projetos missionários no Brasil, no Haiti e na Índia. Sempre fazemos o "natal na Cinelândia." Neste último natal, foi preparada uma mesa para mais de 1000 moradores de ruas, foi tão lindo que teve a cobertura da Rede Globo no local; Temos vários ministérios, alguns são bem atípicos como os "pregadores do caminho", são motoqueiros que evangelizam na estrada, das mais diversas formas o evangelho tem sido pregado e vivido lá.
Quanto ao que gosto de fazer nos cultos, acredito que o principal é refletir sobre o que é ministrado e procurar colocar em pratica, sempre buscando ser um ser humano melhor a cada dia. Meu ministério é teatro, mas o tenho feito de maneira itinerante, tenho alguns monólogos e aceito o convite de outras igrejas para realizar a apresentação; Normalmente, enceno e ministro um cântico dentro da dramatização e Deus tem alcançado muitos corações. No momento, estou aceitando convites para apresentar a peça "cura sob um toque, restauração sob um olhar." É um drama extremamente impactante que tem levado vida, restauração da identidade, cura no corpo e na alma de muitas pessoas...Sou muito grata a Deus por cada oportunidade que me concede a honra de evangelizar. Quando o convite acontece no domingo, não perco a oportunidade de ouvir a pregação, porque o culto é gravado e disponibilizado no site da igreja, então, assisto a gravação em casa, pois as mensagens são combustíveis imperdíveis ao meu crescimento e amadurecimento, não posso perde-las!
7- Conhecemos melhor esta irmã, antes de me despedir, irmã, o que você diria para uma pessoa que não aceitou a Jesus como o seu Salvador? Qual seria a sua mensagem a Ele?
O que posso compartilhar a você, querido(a) leitor(a), que ainda não fez uma aliança com Cristo é que no nosso coração existe um vazio que só pode ser preenchido por Deus. Ter em nossas mãos as rédeas de nossas vidas sem a direção de Deus é enfadonho demais, nos sentimos sozinhos mesmo que acompanhados...Pequenos, mesmo quando todos nos aplaudem. Só entendemos o verdadeiro sentido da vida, quando conhecemos ao Jesus da bíblia, aquele que morreu em uma cruz por nós, sem nos exigir nada em troca, fez isso por amor, para que por sua morte encontrássemos a vida e a vivêssemos como Ele viveu. Há um prazer enorme em andar com Deus, em falar com Ele, em entrar para nosso quarto e ficarmos quietos só ouvindo o que Ele tem a nos dizer. Meu conselho é que você entre em seu quarto e abra a bíblia e peça para que Ele - seu criador - fale contigo, que o Espirito Santo revele ao seu coração o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, nosso Senhor, salvador e Mestre. A bíblia é a grande carta de amor desse Deus que não desiste de você! Desse Deus que tem todo o Universo nas mãos, mas que quando você chora, Ele para tudo para enxugar suas lágrimas...Para Jesus, você é tão valioso que Ele decidiu largar toda sua glória, e descer aqui na terra para ser humilhado, perseguido, caluniado, torturado, tudo isso para ter você com Ele nos céus! "Se Deus tivesse um porta-retratos sua foto estaria nele!" Ele tem seu nome gravado na palma das mãos Dele e nem, por um minuto se quer, deixa de lembrar de você! Ainda que todos te esqueçam, te abandonem, te traiam, Ele sempre estará ao seu lado, sempre fiel, sempre te amando! Não sirvo a Deus por medo de ir para o inferno, sei que o inferno só é um inferno, porque Deus não está presente...Quando queremos viver nossas vidas sem Deus, nos colocamos em um "inferno particular" ainda em vida. Muitos acham que se aceitarem a Jesus perderão sua liberdade, é exatamente o contrário; ter Jesus é ser realmente livre, porque podemos fazer todas as coisas, contudo, quando o conhecemos perdemos o prazer de fazer aquilo que o desagrada...Tal como um filho que quer dar orgulho ao seu pai e, por isso, prefere estudar do que brincar para que tenha uma nota digna de um sorriso do Pai, assim também nós procuramos viver de tal maneira que ao passar pelas "provas da vida" sejamos aprovados e geremos um sorriso no nosso Pai celestial, isso não é sacrifício é a alegria da obediência, da gratidão e da comunhão com Deus! Não há melhor amigo do que Jesus! Espero que você possa descobrir isso, o quanto antes e desfrutar de uma vida na presença Dele!
Você edita um blog evangélico: SEMPRE GRATOS A DEUS : gostaria de compartilhar uma mensagem? por que esta mensagem? Você saberia me dizer como foi escreve-la?
Esta é a pergunta mais difícil de responder nesta entrevista, porque são vários textos que gostaria de compartilhar com vocês! Poxa, muitos deles falaram ao meu coração primeiramente, somente depois entendi que a mensagem não era só para mim e compartilhei no blog. Já teve outros, que nem sabia porque estava escrevendo, depois entendi que era para publicar no blog. Normalmente, não paro para pensar no que escrever, como minha vida é muito corrida, Deus me dá a inspiração e, então, escrevo todo o texto de uma só vez...Muitos deles foram respostas de Deus para orações minhas, acho que é uma forma de Deus comunicar seu amor e direção para mime outras vidas que Ele ama e me alegro a cada testemunho de que estes mesmos textos tenham sido instrumentos para trazer restauração, consolo, incentivo, renovo da visão de muitas outras pessoas...Sou muito grata a Deus por isso! Este blog nasceu do meu desejo de viver a vida em gratidão, tal como a palavra nos conclama a em tudo dar graças...Apesar das muitas lutas, a vida continua muito bela, quando sabemos onde focar nosso olhar! Bem....Posso dizer que há alguns textos que publiquei que releio com frequência, como meditação e para ver se estou colocando em pratica; Dentre os que mais gosto estão: "Não desista de ser quem você é, diante das ofensas de quem não consegue ver seu valor", "descanse teu coração, não deixe que a ansiedade e o medo te dominem." , "mantenha seu coração grato, diante do que você não recebeu" , "não desista dos sonhos que Deus colocou em seu coração", e "lide com as decepções sem se deforma" A lista é bem maior do que estes cinco, mas de todos os textos, estes foram balsamos para meu coração e me estimularam a não me render a ansiedade, ao medo, a não se deformar diante das decepções, mas a confiar e descansar no amor do meu Pai que cuida de mim. Para mim, escrever cada um dos textos que publico me traz uma sensação muito boa, uma grande paz e uma enorme dose de alegria, principalmente, quando alguém testemunha que algum desses textos ajudou de alguma maneira...é uma grande satisfação!
8-Como você visualiza a utilização da arte cito,cinema, literatura e teatro para a evangelização?
Acho que são ferramentas importantíssimas! Hoje em dia, mais do antes, as pessoas se prendem mais ao que veem do que o que ouvem...Há muitos filmes que conseguem comunicar a mensagem do evangelho de forma clara, envolvente e impactante, muito mais do que qualquer palestra ou pregação verbal, a mensagem fixa com mais profundidade no coração. Posso falar com mais propriedade das artes cênicas, uma vez que me profissionalizei nesta área, para glória de Deus! Por meio do teatro, vi Deus derrubar muitas muralhas, vi pessoas se convertendo, se reconciliando com Deus, gente que eu não poderia imaginar ser possível. Cada peça de teatro apresentada foi uma experiência inesquecível. Costumo dizer que nós, atores, temos a missão de viver diversas pessoas sem deixar de sermos nós mesmos, ir a diversos lugares sem sair do lugar e levar o publico nesta incrível viagem...No teatro cristão, as peças são como espelhos onde as pessoas veem "aquele lado negro escondido", aquela saída para seus problemas que parecia oculta, resgatam sua identidade, dignidade, recebem o animo, o encorajamento, encontram o amor de Deus...Isso é maravilhoso! A semente é lançada nas apresentações, algumas germinam rapidamente, outras ficam lá dentro e dão fruto depois, de qualquer forma o nome de Deus é exaltado e é isso o que importa. Já fiz teatro e participações na Tv, posso dizer que nada se compara ao teatro cristão, nele os aplausos não são para mim, são transferidos para Deus, é Ele que aparece, é o nome Dele que é exaltado, assim as pessoas são tocadas e transformadas. Para mim que também escrevo as pessoas - sou dramaturga - ver os personagens cujas imagens só existiam na minha mente saindo do papel e ganhando vida nos palcos é uma experiência incrível e impossível de descrever em palavras. Sou muito grata a Deus por ter me concedido a oportunidade de ministrar por meio das artes cênicas. Quanto a literatura, também considero ser uma ferramenta maravilhosa, já ouvi Deus várias vezes lendo alguns livros evangélicos, aprendi muito com alguns autores dentre eles Max luccado...Hoje em dia, também escrevo textos que publico no blog, estou escrevendo meu livro e espero que continue sendo canal de Deus para glória do nome Dele.
Bem...Agradeço a oportunidade, louvo a Deus por sua vida e pelo trabalho que tem feito e aproveito para deixar um abraço fraterno para todos os nossos amados leitores!

Impressões do autor Waldryano RJ sobre a entrevista:
Primeiro Gostaria de replicar um fragmento de Clarisse que encontra-se no perfil G+ da Deyse:
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos; 
Ao ler as mensagens da irmã e a determinação dela de estar distribuindo o amor de Cristo que a ela transborda aprendo mais e mais ser sempre Grato a Deus, e os pequenos atos por menores que sejam é o que nos diferenciam dos demais. Quando nós que gostamos de escrever Deyse, começamos a elaborar uma mensagem no silêncio do nosso reservado, queremos transmitir este amor imensurável de Cristo, quer seja por um conselho quer seja por uma reflexão, o certo é: Devemos repassar, e compartilhar para onde quer que nossa mensagem consiga alcançar, é inexplicável é inevitável é mais forte e é necessário. Que Deus continue te inspirando, saúde e paz a você e a sua família.

Acessem o Blog: SEMPRE GRATOS A DEUS

Ajude esta mensagem chegar mais longe, comente no Google mais, compartilhe no facebook e no Google mais, agora é com você leitor refletindo o evangelho, com seus amigos!

Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....