5.2.15

Redes sociais e WhatsApp sem elas eu posso viver ?

Por Waldryano 
Para o Blog Refletindo o Evangelho


Redes sociais e WhatsApp sem elas eu posso viver ?


Cuidado com as Redes de relacionamentos e tecnologias.
Como conviver com as Redes de relacionamentos e tecnologias.






A paz do Senhor a todos, gostaria de lançar essa perguntinha para você, querido leitor sempre presente, para iniciarmos essa mensagem.
Antes que pense, que não é assunto a se abordar, vamos observar isto, quase todos estamos inseridos neste mundinho de redes sociais, atire a primeira pedra quem não tem nenhuma rede social, ou no seu celular, ou smartphone não fica observando os novos App’s que são constantemente lançados.
O Whatsapp, febre quase todos tem, é algo cult não é mesmo?
E se você observar isto, com olhos clínicos, ou um olhar por cima, observará que isto esta se tornando um distúrbio, é fato, muitos não desgrudam do seu celular, constantemente ficam observando as atualizações, e o tal de WhatsApp, um caso a parte o WhatsApp.
E sobre esta nova maneira de relacionamento, os jovens e adolescentes são mais impactados.
E as novidades atraem, o fútil, o banal e o exótico, são objetos de curiosidade do publico em geral. E faz muito sucesso.
Mas lanço esse alerta, pode tornar-se um dano, um efeito colateral nas nossas vidas, então vigiar e atentar para algumas observações é preciso. Pois esse assunto é danoso sim a saúde cristã, e para tratar-lo devemos observar e disciplinar-nos, e ter consciência que é grave sim, e é assim mesmo, lentamente vai envolvendo, envolvendo e quando vemos já estamos deixando, os relacionamentos reais, e vamos nos adentrando num mundo de isolamento, que distancia e causa um efeito desastroso na vida do cristão.
Hoje em dia, o App mais comentado, e usado sem sombra de dúvidas é o WhatsApp, utilizado para enviar mensagens instantâneas, a outros celulares, e essas mensagens podem ser acompanhadas de imagens, vídeos e arquivo de áudio.
Esse aplicativo e as redes sociais tem esse efeito preocupante para a vida do Cristão: - Retirar-lo da vida real, e o inserirem em um mundo fantasioso, onde as relações pessoais são, facilitadas, porém distanciadas, observem nas ruas, nos metros, ou nos ônibus, as pessoas ficam vidradas em seus aparelhos, mal se cumprimentam  entretidas com seus Apps e redes sociais.
Sendo assim, há uma enorme perda de tempo. Quando observa-se uma coisa demais, logo, momentos de devoção com Deus são esquecido, e um possível encontro com a palavra de Deus é esquecido. ( Vou reformular essa frase) é deixado em segundo plano. Vigia!
Qual é o verdadeiro sentido da vida? É viver uma vida prospera. Prosperidade, muitas vezes surgi com algo pejorativo, por conta da Teologia da prosperidade. Mas hoje gostaria que lesse prosperidade, como viver uma vida Plena, prospera com Deus enraizado junto a correntes de aguas.
A Bíblia demonstra isto, no lindo e famoso Salmo 1, que muitos recitam mentalmente de cor. “E tudo quanto fizer prosperará”. Observando assim, sinto e cito, que quem tem comunhão e devoção com o altíssimo, logo vive uma vida prospera. Mas o mesmo Salmo cita também, “não se assenta na roda dos escarnecedores”, convenhamos que o App, do momento WhatsApp muito do conteúdo que rola por lá (salvo em excessões) é pura futilidade, coisas banais, que envergonha o verdadeiro cristão, que tem temor de Deus, na sua vida.
Aproveitando o ensejo, gostaria de comentar a respeito das minhas leituras diárias, bíblicas, estou lá por Êxodo, o povo de Israel saiu da escravidão lá no Egito,(logo você deve estar se perguntando: -O que isto tem haver com WhatsApp e Redes Sociais? Digo: -Calma…)
Então, aquele povo escravizado, bem pertinho do pecado, vivenciando uma cultura errada, um povo escolhido de Deus, que saiu lá do Egito. Logo aquele deserto para digamos limpar a vida deles, daqueles costumes nocivos ao seu credo, crer em Deus, o altíssimo, merecedor de toda a honra e glória.
Mas a contaminação, estava enraizada em muitos, e mesmo vendo milagres e provisões não acreditavam…. E viviam constantemente no erro.
Voltando, o Egito, pode ser essas mensagens, pecaminosas que rolam por Apps, Você, deve estar me indagando, -A eu sou capaz de filtrar e não me contaminar, Será? Será mesmo?
Fica esse alerta vigia, e as redes sociais, principalmente o Facebook, cada vez mais banal, não vou me adentrar, mas você já observou com certeza muita coisa errada, eu que gosto muito de tecnologia te digo algo super nocivo que rola por lá, lançam um post, tipo: -Click aqui e ajude essa criancinha… e você clica, e você vira um digamos face zumbi, que lança para todos os seus amigos, mensagens com conteúdo torpe. Somente um exemplo.
Sobre o povo de Israel, que estavam contaminados pelo Egito eles não conseguiam discernir o que era correto ou errado, estavam contaminados, cuidado para não chegar neste ponto de estar no erro e não discernir o errado.
Leitura e oração é alimento de todo o cristão, de preferência, offline.
O cristão que quer viver realmente uma vida prospera, deve atentar para esses cuidados, e colocar os interesses de Deus, num lugar de destaque na sua vida. Lembra do Salmo 1, sim ele é um ótimo aconselhador a nós geração hitec, que gosta de tecnologia. “ Tem seu prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite”.
Tenho que abrir um parentese, e citar sobre reverencia, já que esta mensagem permite esse tipo de abordagem. Você super antenado deve estar conversando consigo mesmo, ou até mesmo já observou tal atitude. Os apps, sim os apps para celular. Quantos não os tem e instalam Bíblias, harpas e afins neles? Até aí tudo bem, serve para momentos de quando necessário, consultar e utilizar para estar lendo se interando da palavra de Deus.
Mas pasmem, já vi pastores e evangelistas utilizando-os em púlpitos, consultando.
Cuidado com esse tipo de recurso: -Dispersa.
Qual é a definição de dispersa; leia-se assim: -Quem garante que ele não trocaria a aba, e estaria comentando o culto no face,(como já vi casos de na hora do culto irmãos postando as famosas selfies)
Reverencia = zero.
Então, crente valoroso, deixa seu celular desligado, de preferência na casa, e não leva pra igreja. Pode até levar mas leva e deixa no silencioso. penso assim.
O leitor deve estar assustado, e dizendo a si mesmo: -Nossa!
Mas raciocine assim, como que numa instituição como um fórum não se deve usar-lo, ou até mesmo nas escolas por vezes é proibido. Existe local mais sagrado, onde deve ser reverenciado, que a Casa do Senhor? isto me lembra aquela passagem que é bastante lida na ceia, “Por causa disso há muitos fracos e doentes”
Dispersar-se num momento impar da vida do cristão é fraqueza, e continuar errando é doença espiritual, então essa mensagem fica como um alerta, fecho o parentese.
“Pois será como a arvore plantada, junto a ribeiros de aguas, a qual da seu fruto na estação própria, e tudo quanto fizer prosperará”.
Poderia divagar parágrafos e parágrafos, alimentando a minha argumentação, mas vou deixar para você amado leitor fazer isto.
Quem vive nos preceitos do Senhor, e vive nos seus caminhos, esta em outro nível, já não é um menino, quem lê observa, e continua a errar, deve entender que Deus não o terá por inocente. Quando buscamos, encontramos, é tão importante e necessário, sentirmos a presença do Senhor, e sempre retornarmos ao primeiro amor. E o correto é viver uma vida pautada na palavra de Deus, com comunhão plena isto nos trará uma estabilidade emocional e satisfação material (no muito ou no pouco). Se a sua vida for alicerçada na Rocha que é através da palavra de Deus que vamos construindo esses fundamentos, você encontrará soluções para os problemas cotidianos.
Não seja preso as redes sociais. Não viva de uma maneira que não conseguiria viver sem elas. Gosto de comentar com os jovens desta maneira: -Pessoal, no céu não tem face, nem Whats, estamos aqui de passagem, ler a Bíblia, orar e prestar culto é necessário. Pensem assim também.
Estar nas redes socias ou usar aplicativos, não é pecado. Porém cada vez devemos ser comedidos, pois como já comentei nesta mensagem, os efeitos são lentos, e nocivamente vão tragando-nos a perdição, o povo do Egito esta contaminado de uma forma que o errado, lhes parecia certo.
Não brinque com o mal, pensando que ele não o possa levar-lo a apostasia e ao esfriamento espiritual, o alicerce do cristão é a presença de Deus no seu ser, e o Espirito Consolador, não habita na porfia, no pecado e se algo esta servindo de tropeço na sua vida repense amado, sua salvação é primordial.
Quando escrevo, aprendo e policio-me mais e mais. Leia confronte seus hábitos e busque sempre ter comunhão com Cristo. Não deixe que o entretenimento torne-se sua vida. Não deixe que seus olhos passeiem por Sodoma. Há todos tem, todos estão fazendo. Amigo, um abismo chama outro abismo. Palavras sábias extraídas do Salmos 42.
Eu vivo sem o WhatsApp . E você?
Sobre as redes sociais, sim utilizo-as e devo praticar a temperança, vou deixar abaixo um link de outra mensagem para você que gostou desta:

Temperança uma palavra que deve constar no vocabulário do crente

Essa mensagem pode ser adaptada para você ministro da palavra de Deus.


Cuidado com as Redes de relacionamentos e tecnologias.
Como conviver com as Redes de relacionamentos e tecnologias.

Observação: Por ser um tema um tanto quanto complexo, que pode abrir margem ao questionamento, optei por utilizar-me de leitura referencial.


Referências utilizadas para escrever este artigo:
A leitura Referencial para essa mensagem:
Revista Geração JC nº104 pg43 Silas Queiroz.
A leitura Bíblica Referencial: Salmo 1
A imagem utilizada nesta mensagem: 
revista GeraçãoJC, editora CPAD e autoria (cartunista Flamir Ambrósio)
visitem o blog do cartunista Flamir Ambrósio : http://flamir.blogspot.com.br/

mensagens evangélicasmensagens com áudiomensagens Waldryano

Para escrever minhas mensagens, sempre que necessário, consulto Bíblia, pentecostal, expositor, plenitude e da mulher sbb, utilizo também o comentário da Cpad Beacon, sou estudante da CETADEB, e leitor assíduo da blogosfera Cristã, logo meus textos possuem forte influencia destes blogueiros sou estudante de letras espanhol. Enfim, meus textos são protegidos e autênticos.

COMENTÁRIOS SEMPRE SÃO BEM VINDOS
Gostou da msn? Dá um maizinhos no Google+compartilha ela no Facebook ajude ela ir mais longe!


Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....