16.1.15

Jacó e sua disputas

Por Waldryano 
Para o Blog Refletindo o Evangelho


Jacó e sua disputas

foto commons creative pixabay
Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. Gênesis 25;26a


Paz do Senhor a todos, faz dias que estou com essa mensagem na cabeça, e fico relutando em escrever-la, primeiramente gostaria de informar os irmãos amados leitores do Blog Refletindo o Evangelho que esse ano estarei sempre que possível escrevendo mensagens continuadas da Bíblia sagrada, estou fazendo o ano Bíblico, logo, estarei reescrevendo minhas impressões destas leituras. Para isto, por vezes farei uma pesquisa nas Bíblias que utilizo de referência [veja abaixo desta mensagem] Mas na maioria das vezes vou escrever de forma direta, minhas impressões das leituras, e vou focar sempre no lado devocional dos personagens e das passagens, como você querido e amado leitor já esta habituado a ler.


Por vezes sinto isto: -Nossa esse Waldryano, até parece que não tem erros, pra ficar aí divagando desses assuntos, não amado leitor, sou um vaso de barro que voltas e meia volta lá pra casa do oleiro passar por reformas. Mas amado entenda assim, quando escrevo, estou sendo um mensageiro logo, tenho esse dever de ser o mais correto possível, ore para que os textos sejam edificantes para a minha e a sua vida. Pois é somente este o real motivo de escrever uma mensagem evangélica: - Agregar valor aos evangélicos que lêem, e aos não evangélicos também, (porquê não) Sabe uma conversa saudável, sobre nossa amada e sagrada bíblia, num momento seu de conforto, pois é, é essa conversa saudável que quero sempre propor pra você, leitor, alma deste humilde Blog, motivo do Blogueiro aqui do outro lado.


Mas Waldryano, vamos logo pra mensagem, ops, desculpe querido leitor, é que hoje queria conversar com você, logo conversamos, vamos a nossa mensagem de hoje. Jacó.
Jacó, pense em um personagem que poderia render mensagens e mensagens não é?
Jacó, viveu em volta de rivalidades.
Jacó correu atrás e fez o que pensou ser o melhor.
Jacó foi Servo do Senhor, foi o primeiro na Bíblia que propôs uma casa ao Senhor.
Jacó, pode se dizer assim de Jacó. Jacó um humano, com toda a humanidade que possa encontrar, em nós, defeitos? Jacó tinha, qualidades também.
Mas as disputas?
Sim, ao ler Jacó logo me vem disputas duelos e coisas do tipo.
Vou me adentrar neste tema hoje? Será, penso que não, só irei descrever os fatos do nosso irmão Jacó.
Jacó foi o pai das tribos de Israel. Jacó foi o próprio Israel, e a partir dele começou estruturar uma grande nação, logo é importante estudar e ler sobre a sua história.
E que história não?
Dês do ventre da mãe dele, já disputava para saber quem sairia primeiro do ventre da mãe, ele, ou seu irmão gemeo. Nessa nosso amado irmão Jacó perdeu, mas segurou no calcanhar e já demonstrou que não se conformaria.
Então aprendo com Jacó, não se conformar, não ser o coitadinho da história, ter garra e gana de disputar sempre. Claro com Cristo no teu barco sempre.
Jacó cheio de energia, então o mínimo que posso fazer ao falar dele é um texto ousado cheio de energia. Pois Jacó foi ousado, inteligente, perspicaz, do tipo que segura o anjo, e diz daí a minha benção pra depois subir.
As vezes a gente tem que ser assim cheio de ousadia, e nas orações de petições ser firme, isto pode sim ser considerado fé. Você é o maior interessado nos seus propósitos, pode ser que Deus, observe você e diga assim: -É a vez deste meu servo. Pode. Também pode ser que seja que não seja o momento, porém a sua gana de vencer de conquistar tem que ser inabalável sempre.
E o nosso amado amigo, paizão Jacó, conformado em não ser o irmão do primogênito? Não, ele sabia que do impeto do seu ser era com ele a continuação da descendência.
Como assim, devo me conformar com o desfecho da minha vida? Não devo sempre ter um pensamento positivo, orar mas também agir.
Daí adentra as contradições da minha mensagem que não queria me adentrar, pois não sei responder. O que que é isso Waldryano, pesquise adentre em outros pensamentos, pois bem amado leitor, lendo a Bíblia, que seria o suficiente para uma leitura plana, os fatos são explicitados da maneira que estão, confesso que sou novo, voltarei, certamente escrever sobre Jacó e poderei até pensar, que que é isso que eu escrevi.
Mas hoje, vamos viver cada dia cada fase. penso assim.
Os acontecimentos foram propósitos de Deus. Será que Jacó seria dono do caráter que teve, se seu papai passasse a mão na sua cabeça e dissesse em todo o tempo. Filho você é o meu preferido. Jacó tinha que viver com essa rejeição Bíblica, sobre o outro irmão que era o caçador preferido de Isaque.
Mas Esaú, não levou a sério a primogenitura, e trocou por um prato de lentilhas, que passagem amado, que descaso, foi isso mesmo? Foi. As vezes observamos pessoas fazendo descaso com as coisas sérias da vida, observo esse tipo de situação na Igreja, neste caso só posso orar e pedir para Deus ajudar, criticar, peço todos os dias para Deus tirar isto de mim. Mas ao ler observo isto um descaso, e Jacó também, foi digamos oportunista, numa situação de digamos descaso do seu irmão. Jacó tinha gana e desejo de perpetuar a descendência, isto era importantíssimo naquele contexto.
E veio o grande dia, o dia da benção patriarcal, e todos bem sabem o desenrolar desta história, Jacó ajudado por sua mãe, esta uma mentora memorável, faz com que Jacó recebesse a benção.
Mas toda a ação há uma reação, toda a causa há uma consequência, boa vida depois disto não teve Jacó, teve que sofrer a ira, do Ruivo e nervoso irmão Esaú.
Fugiu, e ocorreu vários eventos de sofrimento na vida de Jacó, Claro que ele conheceu uma mulher linda em meio a tudo aquilo. Mas por outro lado teve que trabalhar dobrado por ela, e duas esposas em constante disputas foi o que Jacó teve que vivenciar por longos anos,teve também que fugir da zona de conforto, e encarar de frente seu passado.
Deus é permissível, fazemos o que bem entendemos não é, mas toda a ação há uma reação.
E entenda que devemos buscar a Deus em oração em comunhão.
As vezes parece que esta tudo errado, mas saiba que isto não é o fim, essa mensagem é complicada de escrever, porém necessária. O que mais admiro em Jacó foi sempre ser reverente a Deus, e preocupado em Edificar uma casa de oração. E sempre manter-se em comunhão com Deus, é esse exemplo que aprendo com Jacó, em meio ao tudo em meio ao nada, devo saber que tenho um Deus, amado e amigo, e Jesus Cristo advogado fiel. Erros, eu você, Jacó teve, mas reverencia e temor deve ser nosso mover nessa vida.

A paz de Cristo a todos


Jacó lutando com o anjo – Gustave Doré, 1855 (Granger Collection, New York). fonte: wikipédia
Diário de leitura Bíblica #10

mensagens evangélicas mensagens com áudio mensagens Waldryano

Para escrever minhas mensagens, sempre que necessário, consulto Bíblia, pentecostal, expositor, plenitude e da mulher sbb, utilizo também o comentário da Cpad Beacon, sou estudante da CETADEB, e leitor assíduo da blogosfera Cristã, logo meus textos possuem forte influencia destes blogueiros sou estudante de letras espanhol. Enfim, meus textos são protegidos e autênticos.

COMENTÁRIOS SEMPRE SÃO BEM VINDOS
Gostou da msn? Dá um maizinhos no Google+compartilha ela no Facebook ajude ela ir mais longe!


Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....