6.6.24

Um adeus para a Lilica



A Lilica foi uma cachorra esperta e brincalhona, que nos deixou com os seus 4 anos de vida. Desde que ficou doente foi várias tentativas para tentar reverter a doença.

A cinomose, é uma doença altamente contagiosa e não sei em qual situação ela pegou. Começou com vômitos e diarréia. Após ela começou a ficar desorientada. Consequentemente ficou sem movimentos traseiros e os tiques.

Isto foi ao longo de uns 60 dias tentei de todas as maneiras ajudá-la. Ela não se alimentava sozinha, precisava que eu fizesse uma alimentação pastosa. Diariamente era dada para ela. Três vezes ao dia.

Medicação?

Foi dado 2 doses de um soro contra cinomose. (a cinomose é um vírus, que não tem cura, o soro, diz ajudar ao longo dos 10 dias que age). 

Foi aplicado 1 dose de terramicina.

Foi aplicado 6 ampolas de citeneurim, 

Foi aplicado 2 ampolas de potenai. De modo diluído e com orientação veterinária.

Mas parece que estava vivendo um pesadelo. A doença progredia. E de nada adiantava. 

Na segunda-feira, dia 03 de junho de 2024. Ela teve uma crise de dor. Eu já imaginava que poderia chegar a isto, com todo o meu coração não queria que chegasse a isto, mas chegou. Algo fez ela ter dor. E era sem controle. Dei um monte de analgésico para ela. Dopei a cachorra. Dei também cobavital para deixar ela sonolenta. E fui em busca de um veterinário para efetuar a eutanásia. A minha preocupação seria quando ela passasse o efeito do remédio e voltasse a dor. 

Não é querer justificar meu ato. É somente relatar o que ocorreu. 

As 12 horas de terça-feira. Fui e fiz uma limpeza nela. Passei talco, perfume de cachorro. Dei-lhe o mama (ração e ovo batido no liquidificador) com muita dificuldade ela mamou. Mechi com ela. Falei: - Liliquinha, ela abanou o rabo de modo fraco.

Ela estava dopada. Eu sabia que as 13:30 viria o veterinário para efetuar o procedimento. Eu fui trabalhar, e minha esposa enviou vídeos mostrando como foi.

Ela estava neste cobertor que você vê na foto. Foi em casa mesmo. O veterinário constatou que era a sequela da cinomose, e que tudo o que poderia ter sido feito foi feito. Isto me confortou. Eu fiquei bastante triste, pois realmente estes dias eu estava vivendo em prol dela. E queria de todos os modos que o desfecho fosse diferente.

Eu não me importaria de ter que tratar dela todos os dias, ou também movimentá-la, já que ela não se movimentava mais. Porém, a dor eu não poderia deixar ela sentir.

O veterinário aplicou um analgésico e após fez o procedimento. Meu sogro e a minha esposa acompanharam. Eu de algum modo acompanhei aqui no serviço, chorei, pois estava bastante apegado a ela estes dias. 

Porém, eu não poderia ser egoísta e mantela viva para sofrer. Ela tomou 4 codeínas e ainda assim sentia dor. E foi algo que acarretou nela de uma hora para outra. Ela estava moribunda isto é certo, porém a dor eu não poderia deixar ela sentir.

Após o veterinário levou o corpo dela. Eu não poderia ficar, pois o vírus poderia passar na Kiara a minha outra cachorra.

Ela foi uma ótima cachorra, fazia de tudo para agradar, era uma cachorra que ficava só dentro de casa, ela gostava de ficar na lavanderia e cuidava do terreiro. Era lá o mundinho dela. Eu achava ela uma cachorra sadia e ela não era castrada até pensava de tirar uma cria dela.

Não deu tempo. O tempo dela foi curto. Eu ficarei com um pouco de remorso, pois realmente negligenciei nas vacinas, eu também levei ela para passear na frente da minha casa. Mas tentei de todos os modos ser um bom tutor. Descanse em paz.


Texto da Thauany 🩷


Lilica era o nome de um anjo de quatro patas e quatro anos me dê apoio quando precisava, e me deu muitas alegrias e risadas, estou triste por sua partida, mas doía o coração de ver ela sofre, e foi uma ótima cachorra ela era como uma irmã para mim. 

 E isso que tenho para dizer era a melhor, vou sentir sua falta de seu sorriso, mais agora ela não vai mais sofre, é ela está no céu, eu creio, mais, na verdade, e certeza.  

 Obrigado por tudo Lilica.

Descanse em paz 😭🐕

Dia triste  04/06/2024


 

Uma Jornada de Fé: Da Conversão ao Presbiterato

 Uma Jornada de Fé: Da Conversão ao Presbiterato Saudações, caro leitor! Hoje, gostaria de compartilhar com você a minha trajetória de fé, q...