Pesquisar este blog

Translate

15.4.15

Abraão fé para obedecer [Hb11 ]


“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia”. 

OBJETIVO 

Levar ao entendimento dos resultados da obediência ao chamado do Senhor. 

INTRODUÇÃO 

Após o dilúvio, os filhos de Noé (Sem, Cão e Jafé) povoaram a terra. Abrão era da descendência de Sem. Seu pai foi Terá (Gn 11: 26). Nasceu em Ur dos caldeus, região da Mesopotâmia. Abrão teve seu nome trocado pelo Senhor para Abraão, que significava “pai duma multidão” (Gn 17). No momento em que Abraão foi chamado por Deus (Gn 12) vivia com sua família em uma região de idolatria e superstição. 

 DESENVOLVIMENTO 

As etapas do chamado Abraão foi o iniciador da trajetória de um povo que seria identificado como o povo de Deus. Um começo baseado na fé; fé para obedecer ao Senhor. Gn 12:1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; O chamado de Abraão foi gradativo, passou por algumas etapas que aperfeiçoaram o seu entendimento de obediência (Hb 6: 15). Obedecer ao Senhor significou: * Sair de sua terra – não se deixar prender pelas atrações terrenas (materiais), sem vida espiritual. Abraão teve que deixar Ur para trás, deixar o passado, as coisas passadas. 

O nome Ur significa “estabelecimento”; então, Abraão teve que deixar aquilo que estava estabelecido para ele no plano material, aceitando o plano de Deus para sua vida. Quando somos chamados pelo Senhor, devemos colocar esse chamado em primeiro plano em nossa vida. * Sair de sua parentela – resistência à influência de conhecidos, de certos parentes e outras pessoas que, muitas vezes, tentam nos tirar do caminho traçado por Deus. * Sair da casa do pai – deixar de termos como base os bens, heranças de família, as tradições, superstições e costumes que atrapalham o atendimento ao chamado de Deus. * Sair para “uma terra que eu te mostrarei” – seguir para uma nova terra, uma terra desconhecida, na dependência de Deus, “sem saber aonde ia” (Hb 11:8b). 

ATENDER AO CHAMADO = TORNAR-SE PARTICIPANTE DE UMA PROMESSA 

No chamado o Senhor faz uma promessa a Abraão: Gn 12:2-3 - “...de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!; Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Sua esposa Sara era estéril, avançada em dias, mas Abraão confiou na promessa de Deus: Hb 11:11 “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa”. Promessa que podemos aplicar em nossa vida: * “De ti farei uma grande nação” – o atendimento ao chamado por fé gera frutos, fortalecendo a grande nação do Israel espiritual; * “E te engrandecerei o nome” – nome eterno, o nome do servo escrito no livro da vida; * “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” – as bênçãos são decorrentes da obediência. O Senhor nos apresenta a benção e a maldição. Temos livre arbítrio: se escolhermos a benção seremos honrados por Ele, abençoados por nossa fidelidade; * “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”: o testemunho do servo alcançando outras vidas; o Senhor nos capacitando para que outros possam ser agregados a essa nação: Hb 11.8 “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho”. Abraão foi o patriarca de uma grande nação; Jesus, da descendência de Abraão, veio para trazer salvação a todas as famílias da terra, judeus e gentios. Ele nos convoca a levarmos a sua Palavra a todos. 

CRESCER ESPIRITUALMENTE = RENOVAÇÃO DA PROMESSA Abraão também foi sendo capacitado por Deus para atender completamente ao chamado, tendo a promessa renovada em sua vida: Gn 13: 14-17 “Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Levanta agora os teus olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência. Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei”. Deus descortina ainda mais o Seu projeto para vida de Abraão. A busca do conhecimento do Senhor deve ser constante, gerando crescimento espiritual. * “Levanta-te” – o Senhor nos convoca a tomarmos conhecimento da grandeza de sua Obra. Levanta-te agora, o momento é hoje! * Percorrer a terra – crer no plano do Senhor, alcançar a compreensão da nossa participação em Sua Obra, aquilo que o Senhor quer realizar através de nossas vidas hoje, a evangelização. * “Porque eu ta darei” – a garantia do Senhor de que, onde passarmos por fé, indo em direção aquilo que Deus tem preparado para nós, teremos a experiência de que muitos serão atingidos e participarão conosco da posse da terra, a Canaã celestial. A Palavra cita Abraão como um dos exemplos de fé: Hb 11:8-11 “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador”. A obediência de Abraão ao chamado do Senhor nos mostra o projeto de salvação. Rm 4:18;23-24 “Abraão, esperando contra a esperança, creu para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência; ...E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,” Plano de Deus realizado: através de Abraão foi gerada uma nação de onde viria o Senhor Jesus, cumprindo-se assim o projeto de salvação para a vida do homem. Abraão -> Israel -> Jesus 

CONCLUSÃO O Senhor Jesus nos chama para termos uma experiência de Fé; para sermos instrumentos em Sua Obra, para herdarmos a promessa. Abraão foi chamado para ir até uma terra que não conhecia enfrentar desafios. Hoje somos chamados para vivermos coisas novas que ainda não conhecemos. Deus chama cada jovem de maneiras diferentes; é necessário ter fé para atender esse chamado. Do mesmo modo como aconteceu com Abraão, desafios irão surgir: ele não sabia para onde estava indo, mas confiou e creu. O resultado da obediência é benção. Abraão não viu o cumprimento total da promessa, mas aquilo que foi prometido por Deus, foi cumprido. O jovem ao atender ao chamado para evangelizar enfrentará também desafios e nem sempre verá o cumprimento imediato da promessa, mas estará confiando que aquilo que for prometido por Deus será cumprido. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam a prova das coisas que não se vêem”. Hb 11: 1


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Hated in the Nation crítica black Mirror

" Hated in the Nation " é o sexto e último episódio da terceira temporada da série antológica de ficção científica britânica...